Mulheres com bebês pequenos muitas vezes se esquecem de si. Isso é natural, a entrega e o trabalho são enormes, fica fácil se perder no universo da maternidade. Mas tão importante quanto estar inteira para cuidar dos filhos(as) é cuidar de si, é recuperar a sua identidade antes de ser mãe

+ Fernanda Rodrigues revela que precisou fazer terapia para lidar com a maternidade
+ Titi Müller desabafa nas redes sociais sobre os desafios da maternidade
+ Salário maternidade pode ser estendido para mães em caso de internação

Muito se exige que da mulher nos primeiros meses/anos da criação de um(a) filho(a): amamentação exclusiva, cuidados com o bebê, trocas de fraldas, banho, bota pra arrotar, leva pra tomar sol, leva ao pediatra, pra tomar vacina… tudo isso recheado de inseguranças e atenções, não tem jeito é exaustivo. 

E hoje no dia das mulheres, vim lembrar que a única coisa que, realmente, só uma mãe pode dar ao seu filho é o peito, o resto, todas as outras tarefas é possível o pai fazer também. 

Então aí vão algumas dicas para ajudar mães a recuperarem um tempinho para se sentirem mulheres lindas novamente.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

  1. 1 – Desde os primeiros dias do seu bebê, divida as tarefas do dia a dia com o seu(sua) parceiro(a). 
  2. 2 – Tenha uma rede de apoio, peça ajuda. Lembrando que ajuda a gente pede pra familiares e amigos. Pai não ajuda, pai é tão responsável pelo bebê quanto a mãe.
  3. 3 – Desde as primeiras semanas do seu bebê, tente organizar a rotina para que você consiga tomar um belo banho, todos os dias. Um bom banho é revitalizante. Ninguém merece ficar o dia inteiro com aquele cheirinho azedo de leite.
  4. 4 – Enquanto estiver amamentando, converse com seu bebê sobre as coisas que você fazia antes dele nascer e te deixam muito feliz (dançar, correr, ir a praia, papear com as amigas…). É uma forma de você se conectar com essas coisas e não deixar que elas se percam nas memórias. Lembrar delas vai te ajudar a recuperá-las mais rápido.
  5. 5 – Escolha uma mamada do dia, e depois dela, na garantia e tranquilidade de que seu bebê não vai ficar com fome, entregue-o a alguém e aproveite um momento só seu. Comece com 10/15 minutos depois vai aumentando. Até que vai chegar a hora que você terá um intervalo entre mamadas todinho só pra você!
  6. 6 – Assim que possível recupere umas das atividades que mais gosta de fazer sozinha, e inclua ela na sua rotina (ler, escrever, fazer a unha ou o cabelo, uma atividade física, qualquer coisa sua) 

Voltar a se reconhecer e se conectar como a mulher linda e forte que existe aí dentro, te ajuda a, aos poucos, ir se desmontando da mãe, exausta e descabelada, que toma conta da gente nos primeiros meses de nossos filhos. E já já você será uma mãe incrível e uma mulher completa.  

Lá no meu curso Conexão Saúde – Introdução Alimentar, eu também falo bastante sobre esse tema, que eu amo. Vem!

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho!