Como não amar o dispositivo intrauterino? Uma vez que aquele pequeno contraceptivo em formato de T é implantado em seu útero, você pode finalmente parar de se preocupar sobre se esquecer de tomar a pílula ou qualquer outro método contraceptivo. E já que ele está ficando mais popular, há uma questão a ser respondida: como é fazer sexo com DIU?

+ Posso fazer exercícios físicos usando DIU?

+ 7 efeitos colaterais do DIU de cobre que você precisa conhecer

“Na verdade, a maioria das mulheres nem percebem que o DIU está lá”, diz Jaime Knopman, expert em fertilidade no Colorado Center for Reproductive Medicine, nos EUA. “Uma vez que o ele é implantado na cavidade uterina, você não o vê ou sente. Então isso não deve ter um impacto negativo em sua vida sexual.”

Claro, existem exceções em cada regra. Por isso, veja abaixo algumas informações importantes sobre o tema.

6 coisas que você precisa saber sobre sexo com DIU

1 – Ele provavelmente não afeta sua libido

“Existem dois tipos de DIU: não-hormonal e hormonal. Nenhum deles deve impactar em seu desejo sexual ou em como você se sente durante o sexo”, diz Knopman. Na verdade, um estudo de 2012 realizado com 400 mulheres descobriu que não existem diferenças significativas no funcionamento sexual entre as mulheres que usam o DIU hormonal e aquelas que usam o de cobre. O hormonal vai diminuir o sangramento e as cólicas durante a sua menstruação e pode até parar com os dois completamente – então, se você não é fã do sexo no período menstrual, isso significa mais transas em sua agenda, segundo Amir Marashi, ginecologista obstetra e cirurgião no New York Center for Aesthetic Rejuvenation, nos EUA.

2 – Mas ele pode fazer sua vida sexual mais quente

Como as preocupações com a gravidez não planejada geralmente ficam para trás quando se usa o DIU, algumas mulheres experimentam um aumento no prazer sexual. “Quando você não precisa se lembrar de tomar uma pílula, o sexo pode ser mais espontâneo”, diz Jess O’Reilly, sexóloga residente na Astroglide.

3 – Seu parceiro pode sentir as hastes

Se você está preocupada com as hastes do DIU cutucando seu parceiro, não está sozinha. Essa é uma das preocupações mais comuns entre as mulheres. “As hastes podem parecer afiadas para o pênis, dependendo de como foram cortadas”, diz Marashi. “Elas devem sempre ser cortadas em linha reta, mas se um médico mais inexperiente à inserção do DIU cortá-las em um ângulo errado, elas se parecerão com uma agulha (especialmente se o membro de seu parceiro for longo o suficiente ou o sexo muito profundo).” Mas não se preocupe: as chances de isso acontecer são escassas ou nulas. Hoje em dia, as hastes do DIU são superfinas, mal visíveis e suavizam ao longo do tempo. E se seu parceiro relatar senti-las, você poderá pedir para seu médico para encurtá-las, segundo Knopman.

4 – O sangramento pós-sexo pode acontecer

Algumas mulheres sangram durante o sexo com o DIU — especialmente os hormonais — embora não seja comum. “Os hormônios diluem o revestimento endometrial. O interior do útero que se solta a cada mês com o período menstrual”, diz Sara Twogood, professora assistente de obstetrícia clínica e ginecologia na Keck School of Medicine, na Califórnia, nos EUA. “Se o revestimento é muito fino, pode descamar um pouco durante o sexo, o que causaria sangramento”, completa. No entanto, você deve sempre conversar com o seu médico. Só ele poderá ajudar a apontar a causa do seu sangramento, especialmente se sentir dor. Pode ser um sinal de que seu DIU está fora de lugar, o que a deixa desprotegida.

5 – Nenhuma posição sexual é (necessariamente) fora dos limites

“Cada corpo é diferente, mas se o DIU está na posição correta no útero, você não deve senti-lo durante o sexo”, diz Twogood. O’Reilly concorda: “Eu ouvi algumas mulheres dizerem que estilo cachorrinho é um pouco desconfortável, mas a maioria diz que suas vidas sexuais (e posições favoritas) não são afetadas.

6 – Sexo intenso não vai desalojá-lo

Seu DIU pode deslizar para fora (os médicos chamam isso de expulsão), mas é superincomum. “No primeiro ano após a obtenção de um DIU, a taxa de expulsão é de aproximadamente 5%”, diz Twogood. “Fazer sexo não aumentaria nem diminuiria esse risco”. Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente. Contudo, às vezes a cavidade uterina de uma mulher é muito pequena para usar confortavelmente um DIU, segundo Sarah Yamaguchi, obstetra no Good Samaritan Hospital, na Califórnia, nos EUA.