Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Iniciar o dia livre de estresse e finalizá-lo da mesma forma pode parecer impossível para algumas pessoas, mas certas técnicas de yoga prometem ajudar com isso. Segundo especialista, realizar alongamentos específicos na cama ao acordar e antes de dormir pode promover energia e relaxamento. As informações são do “Real Simple”.

+ 5 alongamentos simples para aliviar a enxaqueca

+ 7 dicas para aliviar o estresse

“De manhã, algumas técnicas e movimentos respiratórios simples irão limpar as dores e rigidez do corpo enquanto promovem bons pensamentos. À noite, outras práticas de yoga ajudarão a te tranquilizar para ter uma boa noite de sono”, detalha Tory Schaefer, especialista em yoga

Veja a seguir seis alongamentos — para fazer ao acordar e antes de dormir — que podem te livrar do estresse e a manter relaxada ao longo do dia:

Ao acordar

Respiração

Antes de se levantar da cama, deite-se de costas e respire naturalmente, com calma enquanto sintoniza pensamentos positivos. Em seguida, ao expirar, contraia os músculos da barriga para dentro pressionando a parte inferior das costas na cama. Repita esse processo 10 vezes antes de inspirar fundo enquanto libera os músculos da barriga.

Dobra para a frente

Ainda na cama, fique sentada com as pernas estendidas e juntas à sua frente, enquanto mantém o tronco inclinado sobre os joelhos. Respire fundo e estique os braços sobre a cabeça. Expire e solte toda a tensão do corpo. 

Em sequência, ao inspirar, levante ligeiramente o tronco, afastando-se das pernas e, a cada expiração, sinta seu corpo se alongar. Repita esse processo cinco vezes.

Torção sentada

Sentada na lateral da cama, com os pés no chão e os joelhos juntos ou com as pernas cruzadas, coloque a mão direita sobre o joelho esquerdo e gire suavemente o corpo para a esquerda. Sinta o alongamento e volte para a posição inicial. Repita o processo para o outro lado. 

Levante e se sinta pronta para aproveitar o dia.

Antes de dormir

Pernas na parede

Na cama, se sente de frente e próxima da cabeceira (ou parede). Deite o tronco e estenda as pernas para cima, tocando a parede enquanto mantém o cóccix o mais próximo possível da cabeceira. Relaxe na cama, colocando os braços ao lado do corpo. Concentre-se em respirar fundo e tente manter a posição por cinco minutos.

Torção deitada

Deite-se de bruços na cama e encoste o peito nos joelhos enquanto estende os braços sobre a cabeça. Fique na posição por um minuto. 

Em sequência, vire com a barriga para cima e deixe os joelhos dobrados para o lado direito, enquanto mantém os braços estendidos para o lado oposto (esquerdo) na altura do ombro. Olhe para a esquerda e respire naturalmente algumas vezes. Repita o processo para o outro lado. 

Borboleta

Por fim, ainda deitada na cama, faça a pose borboleta — una as solas dos pés e mantenha os joelhos afastados. Fique na posição de três a cinco minutos enquanto se concentra na respiração. E está pronta para dormir tranquilamente.