18/10/2021 - 13:57
Iniciar o dia livre de estresse e finalizá-lo da mesma forma pode parecer impossível para algumas pessoas, mas certas técnicas de yoga prometem ajudar com isso. Segundo especialista, realizar alongamentos específicos na cama ao acordar e antes de dormir pode promover energia e relaxamento. As informações são do “Real Simple”.
+ 5 alongamentos simples para aliviar a enxaqueca
+ 7 dicas para aliviar o estresse
“De manhã, algumas técnicas e movimentos respiratórios simples irão limpar as dores e rigidez do corpo enquanto promovem bons pensamentos. À noite, outras práticas de yoga ajudarão a te tranquilizar para ter uma boa noite de sono”, detalha Tory Schaefer, especialista em yoga.
Veja a seguir seis alongamentos — para fazer ao acordar e antes de dormir — que podem te livrar do estresse e a manter relaxada ao longo do dia:
Ao acordar
Respiração
Antes de se levantar da cama, deite-se de costas e respire naturalmente, com calma enquanto sintoniza pensamentos positivos. Em seguida, ao expirar, contraia os músculos da barriga para dentro pressionando a parte inferior das costas na cama. Repita esse processo 10 vezes antes de inspirar fundo enquanto libera os músculos da barriga.
Dobra para a frente
Ainda na cama, fique sentada com as pernas estendidas e juntas à sua frente, enquanto mantém o tronco inclinado sobre os joelhos. Respire fundo e estique os braços sobre a cabeça. Expire e solte toda a tensão do corpo.
Em sequência, ao inspirar, levante ligeiramente o tronco, afastando-se das pernas e, a cada expiração, sinta seu corpo se alongar. Repita esse processo cinco vezes.
Torção sentada
Sentada na lateral da cama, com os pés no chão e os joelhos juntos ou com as pernas cruzadas, coloque a mão direita sobre o joelho esquerdo e gire suavemente o corpo para a esquerda. Sinta o alongamento e volte para a posição inicial. Repita o processo para o outro lado.
Levante e se sinta pronta para aproveitar o dia.
Antes de dormir
Pernas na parede
Na cama, se sente de frente e próxima da cabeceira (ou parede). Deite o tronco e estenda as pernas para cima, tocando a parede enquanto mantém o cóccix o mais próximo possível da cabeceira. Relaxe na cama, colocando os braços ao lado do corpo. Concentre-se em respirar fundo e tente manter a posição por cinco minutos.
Torção deitada
Deite-se de bruços na cama e encoste o peito nos joelhos enquanto estende os braços sobre a cabeça. Fique na posição por um minuto.
Em sequência, vire com a barriga para cima e deixe os joelhos dobrados para o lado direito, enquanto mantém os braços estendidos para o lado oposto (esquerdo) na altura do ombro. Olhe para a esquerda e respire naturalmente algumas vezes. Repita o processo para o outro lado.
Borboleta
Por fim, ainda deitada na cama, faça a pose borboleta — una as solas dos pés e mantenha os joelhos afastados. Fique na posição de três a cinco minutos enquanto se concentra na respiração. E está pronta para dormir tranquilamente.