Saúde da mulher

6 alimentos para aumentar a velocidade e desempenho durante a corrida

Crédito: Freepik

A alimentação pode ser uma aliada ou uma vilã do desempenho durante as atividades físicas, por isso, cada esporte requer alimentos específicos que atuam de forma particular nas necessidades exigidas em cada prática. Na corrida, por exemplo, o consumo adequado pode garantir maior velocidade e fôlego ao atleta, independente da distância percorrida.

+ Suplementos pré e pós-treino são necessários? Especialistas alertam sobre o uso


+ Estresse pode causar perda de 50% do cabelo; especialista dá dicas para tratar

Veja a seguir o que incluir no prato para maior performance durante a corrida. As informações são do “Heraldo Deportes”.

Aveia

A aveia é um cereal que deve estar incluso na dieta dos praticantes de corrida. Esse alimento atua como fibra, mantém os níveis de açúcares estáveis e auxilia na decomposição dos carboidratos em forma de energia.

Beterraba

A beterraba também é uma aliada do desempenho. Segundo pesquisadores da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, esse vegetal pode ser mais eficiente que o café e as demais bebidas energéticas.

Banana

Além de saborosa, a banana é uma boa opção para te dar mais resistência. A fruta é rica em nutrientes essenciais à saúde, como cálcio, vitamina C e vitamina K.

Vegetais e folhas verdes

Fontes de nitrato, os vegetais e folhas verdes proporcionam maior velocidade, além de servirem como fibra, capazes de te fazer sentir mais leve. Para garantir mais energia antes da corrida, a dica é preparar um suco ou um smoothie de couve, espinafre, alface e rúcula, vale adicionar suco de laranja para amenizar o sabor forte da mistura.

Chá verde

Outra bebida energética natural é o chá verde, que também é uma boa opção para hidratar e manter os níveis de açúcares estáveis.

Chia

Apesar de pequenas, as chias são grandes fontes de ácidos graxos ômega-3 — uma única porção equivale a um filé de salmão, por exemplo. Além disso, as sementes têm o dobro de potássio presente em uma banana, ou seja, é uma ótima opção para reduzir a fadiga.