comp_fotos_gigantes_01.jpg

 

Uma viagem colossal por estradas brasileiras e a chance de registrar belas imagens em fotos gigantes, todas com mais de cinco metros quadrados de área. A obsessão de reunir esses fatores levou o fotógrafo português Mica Costa-Grande a organizar um dos mais ambiciosos projetos de viagem lançados por aqui. Entre setembro próximo e fevereiro de 2007, ele, sua mulher, a jornalista Sofia Salgado, e os filhos do casal, Elói, 12 anos, e Sáskia, dez, vão percorrer mais de dez mil quilômetros, do Monte de Roraima a Foz do Iguaçu, no Paraná, num caminhão adaptado para abrigar, ao mesmo tempo, a “casa” do grupo e a maior câmara fotográfica do mundo. Além de viver a aventura emocionante com a família, Mica, que já percorreu 70 países, usará as centenas de imagens captadas na caravana numa exposição que percorrerá várias cidades do mundo. “Iremos nos divertir e, depois, mostrar um Brasil vazio, quase apocalíptico”, adianta o fotógrafo.

A estrutura impressiona. Toda a caçamba de metal do caminhão é vedada para impedir a entrada de luz. Oitenta por cento deste espaço, a partir da porta dos fundos, será ocupado por uma “caixa” de 60 metros cúbicos, espaço suficiente para armazenar 60 mil litros de água. É a câmara escura da supercâmara. Encostado na parede lateral do motorista há um suporte onde serão colocados papéis fotográficos de 4 metros de comprimento por 1,2 metro de altura, ou 5,4 metros quadrados de área. No meio da outra lateral da caçamba foi feito um minúsculo furo, por onde entrará a luz que levará ao papel as imagens focadas.

Como o material usado por Mica tem pouca sensibilidade, o tempo de exposição à luz vinda do furinho será de oito a dez horas. Por isso, só sairá na foto o que permanecer fixo, sem movimento, durante todo o tempo de exposição. “Numa foto frontal de uma praia, por exemplo, quem apenas passar entre o furo e a água não sairá na foto”, diz Mica. Daí a expectativa de um material “vazio, quase apocalíptico”. À noite, os outros 20% da caçamba e a cabine servirão de dormitório para a família. O escuro certamente irá contribuir para um bom sono.