Tenho feito muitas experiências para descobrir formas de ser mais eficiente. Não porque queira trabalhar mais. Pelo contrário: quero viver mais.

E uma das coisas que mais tem me chamado atenção é o nível e o volume de "ruído" que temos em nossas vidas.

Acredito que, em algum momento, nos confundimos. E o que deveriam ser ferramentas de produtividade (telefonia móvel, e-mail, BlackBerry  etc.) viraram verdadeiras algemas corporativas. Aliás, não só corporativas, mas sociais.

Na prática, isso gera um volume de ruído enorme. Veja bem, não estou falando sobre ser antissocial, mas sobre voltar a ter uma vida equilibrada.

Por isso, compartilho algumas dicas de como reduzir o ruído em sua vida.

1) Defina horários específicos para a leitura de seu e-mail. Tem gente que clica no botão de enviar e receber mihares de vezes ao dia achando que vai mudar algo na forma como os e-mails chegam. Eu fazia isso. É uma grande perda de tempo e um grande gerador de ruído.

2) Faça uma dieta de informação. Pode parecer mais fácil que parece, mas somos viciados nela. Já parou para se perguntar por que lhe interessa se o senador x realmente fez o que disse que fizeram? Ou que as vendas de automóveis cresceram X% neste ano? Lembre-se que os políticos não mudarão e que sua hora de fazer a diferença é no voto. Que os mesmos economistas que falam maravilhas ou prevêem cataclismas na economia não conseguiram prever o começo ou o fim da última crise. Escolha dois ou três sites e visite-os somente uma vez por dia. E não se deixe bombardear pelo volume de informação ruidosa.

3) Dedique uma manhã para atividades fora do escritório. Sei que, dependendo da sua profissão, isso pode ser um pouco mais difícil. Mas os benefícios de estar “desplugado” por uma manhã compensarão, e muito, o tempo “perdido”. Algumas empresas, como a Unilever, já adotam isso como parte de sua cultura interna.

4) Defina horas específicas para atender e fazer ligações. Assuma você o fluxo de interrupções. Se você tem um smartphone, isso é mais fácil de fazer. Há uma dezena de softwares que permitem criar filtros avançados para você não ser distraído por uma ligação de alguém oferecendo “uma oportunidade para mudar de operadora”. Eu, por exemplo, não atendo ligações de números desconhecidos entre 18h e 9h. Mas faço isso porque tenho 8.500 números de telefone armazenados no meu BlackBerry. E, a partir das 22h, meu celular só toca se for alguém da minha família. Caso contrário, vai direto para a caixa postal.

5) Desgrude da Internet. Confesso que esta é a mais difícil de todas. A cada dia que passa, aparecem mais coisas “interessantes” e “legais” na Internet. Quando já tinha reduzido sensivelmente o tempo gasto em e-mails e redes sociais, eis que aparece o Twitter. E vamos todos twittar, porque é legal! Legal, mas, se não cuidarmos, um grande consumidor de nosso tempo. E gerador de ruído. Ainda estou tentando reduzir o tempo gasto no Twitter. E já consigo acessar bem menos. Mas minha meta é chegar a quatro acessos ao dia. Suficiente para ler tudo. E insuficiente para me distrair. Uma tentativa, caso esteja tendo dificuldades, é usar softwares que restrinjam seu acesso à internet.

Bom, chega de distrações! Espero que estas dicas ajudem você a reduzir o ruído e a ter mais qualidade no tempo que ganhar.

E sei que os interneteiros de plantão poderão discordar delas.  Pode até ser que você goste de passar horas conectado no MSN, Facebook, Orkut, Twitter etc. Mas saiba que existe uma vida lá fora para ser vivida. Cabe a você vivê-la. Ou não.