VELOZ Nas estradas, carros chegam a 300 km/h

A Alemanha é dona de uma das mais fantásticas rodovias do mundo: chama-se Autobahn e reserva uma faixa sem limite de velocidade. Agora as autoridades do país querem obrigar os motoristas a pisarem no freio, reduzindo a velocidade máxima para 130 km/h. Quem não gostou dessa nova proposta são os milhares de proprietários de Ferrari, Audi e Porsche acostumados a voar a 300 km/h. A medida, garantem os ambientalistas, irá beneficiar o planeta com a imediata redução de consumo de energia. Espera-se, assim, chegar a 2020 com um índice de poluição 40% menor.

A iniciativa polêmica é do Partido Social Democrata (SPD) e visa combater o aquecimento global. De acordo com a proposta aprovada pelo Congresso, em Hamburgo, os alemães precisam diminuir em 11% o consumo de energia para ajudar o restante do mundo a sair do sufoco climático. A Alemanha é o único país da Europa que não limita a velocidade nas auto-estradas e isso representa um grande obstáculo para as entidades que defendem o meio ambiente – afinal, a indústria automobilística é a que mais polui a Terra. Anualmente, um carro médio emite cerca de cinco toneladas de dióxido de carbono, sendo responsável por até 80% da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos.

Sabendo de sua parcela de culpa no atual e dramático quadro climático do mundo, há alguns anos grande parte das fabricantes alemãs concordou em assinar um tratado limitando todos os seus modelos a 250 km/h. O acordo foi feito pelo governo com a Audi, a BMW, a Mercedes- Benz e a Volkswagen. Uma das mais famosas marcas esportivas ficou de fora: a Porsche, que mantém a alta velocidade de seus automóveis. E é assim, com o aval da Porsche, que a grande maioria da população se opõe à nova emenda e o governo tem uma difícil decisão pela frente. “Poucas coisas são tão importantes para os alemães quanto a sua liberdade de dirigir”, diz Michael Schumacher, pentacampeão de Fórmula 1.