AUSÊNCIA

LULA MARQUES/FOLHA IMAGEM
CADÊ ERENICE? Desde as denúncias apontando-a como autora do dossiê listando gastos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a influente secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, sumiu das reuniões no Palácio do Planalto. Nos últimos dias, ela não deu as caras em encontros para discutir transgênicos, meio ambiente e hidrelétricas, aos quais normalmente não faltaria. 

DÍVIDA
PERDÃO VERDE

O Planalto e a Casa Branca estão prestes a anunciar um acordo zerando a dívida do Brasil com os Estados Unidos. Outrora gigantesco, o papagaio, hoje, é de apenas US$ 45 milhões. O governo americano anistiará o pagamento em troca de investimentos de igual monta, pelo governo brasileiro, em ações para preservação do Pantanal e da Mata Atlântica.
 
LULA
VASTO MUNDO

Para quem gosta de contabilizar as milhagens de Lula, julho será uma festa. Ao longo do mês, ele passará 13 dias no Exterior, visitando Argentina, Japão, Vietnã, Timor Leste, Indonésia, Colômbia e Portugal. 

JUSTIÇA I
OLHO NELES

Nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça instalará, em sua página na internet, um saboroso chamariz popular. Acessando www.cnj.gov.br, qualquer cidadão poderá saber qual a produtividade dos juízes de seu Estado. Eles serão listados de acordo com o número de processos despachados, sentenças proferidas e audiências realizadas a cada mês. Em alguns tribunais, há magistrados com nota zero em todos os itens.
 
JUSTIÇA I I
TOGA & RAÇA

Membro do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, o juiz Benedito Gonçalves será o primeiro magistrado negro a integrar o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Seu nome consta da lista tríplice de candidatos encaminhada ao Planalto. Fontes palacianas afirmam que o presidente Lula tende a escolhê-lo. 
 
EXÉRCITO

ANDRÉ DUSEK/AG. ISTOÉ
MODO DE AGIR
Oficiais brasileiros que integram a Força de Paz da ONU no Haiti enviaram a Brasília um estudo sobre o sucesso dos "capacetes azuis" no combate à violência urbana na capital, Porto Príncipe. Como as favelas da capital lembram as nossas, os conselhos foram muitos. O principal deles é que a ocupação militar de uma "comunidade de risco" só faz sentido se for duradoura. Entrar e logo sair, avalia o documento, só ajuda a fortalecer a bandidagem.
 
TRANSPLANTES
REFORMA JÁ!

Prestes a completar dez anos, a legislação brasileira de transplante de órgãos não chegará aos 11. Sua atual versão, um calhamaço com mais de dois palmos de espessura, passará por profundas alterações a partir de julho. A palavra de ordem no Ministério da Saúde é "descomplicar" o máximo possível o setor. Algumas medidas em análise criarão facilidades inéditas para a doação.
 
PEDOFILIA

RICARDO STUCKERT
PEIXE GORDO
A CPI da Pedofilia espera conseguir rapidamente a prisão de um graduado servidor do Banco Central. O pedido já está feito à Justiça. A informação é do próprio presidente da Comissão, senador Magno Malta. Ele não revela o nome do acusado, mas diz que há provas de abuso sexual contra uma menina de 11 anos. 
 
RÁDIO
TIO EROS

Mantida pelo STF, a Rádio Justiça estréia em agosto seu primeiro programa destinado ao público infantil. Durante meia hora, uma vez por semana, histórias escritas pelo ministro Eros Grau, que com sua vasta barba lembra o Capitão Nemo, ajudarão as crianças a compreender aspectos da legislação brasileira relacionados aos seus direitos.. 
 
SELEÇÃO

MURILLO CONSTANTINO/AG. ISTOÉ  ROBERTO JAIME/PHOTONEWS/AG. ISTOÉ
CONTRA ‘ESTRANGEIROS’
Depois do empate com a Argentina, na quarta-feira 18, Dunga ganhou um crítico severo no governo. No Mineirão, depois do jogo, o vice-presidente da República, José Alencar, era queixa pura. Entre outras coisas, reclamou da ausência, na Seleção, de jogadores que atuam no Brasil. "Escalar só estrangeiros desvaloriza quem sua a camisa por aqui."  
 
AMAZÔNIA
BOI PRESO

Sem que os mugidos chegassem às manchetes, o Ministério do Meio Ambiente efetuou, na quarta-feira 18, o primeiro confisco de gado em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Três mil cabeças foram apreendidas numa Unidade de Conservação Ambiental da Terra do Meio, sudeste do Pará. O ataque foi comandado pelo coronel-bombeiro José Padrone, nomeado assessor especial do ministro Carlos Minc para "ações de guerra". 
 
CRIME
MULHERES BANDIDAS

Levantamento concluído pelo Departamento Penitenciário Nacional constatou que as drogas já são a principal causa da prisão de mulheres no Brasil. Das 25 mil internas do sistema penitenciário no País, quase metade foi condenada por tráfico. Pior ainda: o número aumentou 11% nos últimos quatro anos, mais do que qualquer outro contingente apenado. 
 
PESADELO

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

RICARDO STUCKERT
NOITE RUIM
Pelos próximos dias, as solenidades presidenciais não contarão com a presença de Marisa Letícia. Na madrugada da quarta-feira 18, no Palácio da Alvorada, a primeira-dama caiu da cama enquanto dormia e lesionou a clavícula. A região atingida terá que permanecer imobilizada por algum tempo.  
 
CASO VARIG
CONTRA-ATAQUE

Roberto Teixeira, o advogado compadre de Lula, envolvido na controvertida venda da Varig, vai ter uma dor de cabeça extra. Um dos ex-donos da companhia aérea, o empresário Marco Antonio Audi protocolará, na OAB-SP, nesta semana, queixa por "patrocínio infiel". Alegará que a banca de Teixeira advogou contra interesse de ex-cliente, contrariando normas da Ordem. 
 
ABUSO
COM TETO

Auditoria interna do Ministério Público Federal descobriu que nove imóveis funcionais do órgão, todos em áreas nobres de Brasília, estão ocupados irregularmente. Num deles, confortável casa no Lago Sul, o morador é o ex-procurador aposentado Miguel Guskow, afastado das funções por responder a ação penal envolvendo transações com títulos públicos brasileiros em Nova York, no valor de US$ 1 bilhão. 
 
CARTÕES CORPORATIVOS


PONTO FINAL
Está pronto o relatório do TCU sobre os gastos do governo federal com cartões corporativos. Tanto quanto a CPI do Congresso que tratou do assunto, o relatório a ser apresentado na quarta-feira 25 no órgão não deverá apontar os nomes dos responsáveis por despesas irregulares. Vai sugerir novas auditorias especiais com essa finalidade. 
 
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias