Em pronunciamento de Natal, Lula defende ações do governo e fim da escala 6×1

Presidente também abordou temas como segurança pública, tarifaço, isenção do IR e mapa da fome

REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta quarta-feira,24,  em mensagem de Natal, os resultados de seu governo até o momento e voltou a defender o fim da escala 6×1 de trabalho, um dos temas que vem ganhando força antes da eleição presidencial de 2026.

“O fim da escala 6×1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade”, disse Lula durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

Em abril, em outro pronunciamento, Lula havia prometido que o governo iria intensificar as discussões sobre o atual regime, que determina seis dias consecutivos de trabalho, com direito a um dia de folga, com limite máximo de 44 horas trabalhadas por semana. Desde então, Lula tem se manifestado a favor da mudança, que tem índices de aceitação altos entre a população.

Isenção do Imposto de Renda

Em sua fala desta quarta-feira, o presidente também destacou uma série de mudanças promovidas durante seu governo na área econômica, como a expansão do programa Minha Casa, Minha Vida para alcançar a classe média e o fim da cobrança de Imposto de Renda de quem ganha até R$5 mil por mês.

“Para milhões de brasileiras e brasileiros, o último dia do ano também será o último dia com Imposto de Renda descontado no salário”, afirmou Lula. “A partir de janeiro, com o fim do IR, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro.”

Tarifaço

Em outro momento do pronunciamento, ele citou o tarifaço adotado pelos Estados Unidos contra o Brasil, destacando a aposta do governo na diplomacia para tratar da questão.

Resultado de uma aproximação entre Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, os EUA suspenderam no fim de novembro uma série de impostos de importação sobre a carne bovina e produtos agropecuários brasileiros.

Segurança pública

Outro tema que promete influenciar os debates na disputa presidencial de 2026, a segurança pública também foi abordada por Lula em sua mensagem de Natal.

“Neste ano, a Polícia Federal comandou a maior operação já feita contra o crime organizado”, disse no pronunciamento, acrescentando que “o combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima”.