12/12/2024 - 7:00
Pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições de 2026 mostra que 52% da população conhece e votaria no presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo pleito. O ex-presidente Jair Bolsonaro teria 37% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparece o ministro Fernando Haddad, com 31% dos entrevistados dizendo que conhecem e votariam no titular do Ministério da Fazenda.
As pessoas ouvidas pela pesquisa também foram questionadas se estavam arrependidas de seus votos nas últimas eleições presidenciais após dois anos de governo Lula. 84% delas afirmaram que não e 10% que sim. Apenas 6% não responderam ou não souberam responder.
Ao serem questionadas sobre se Lula deveria ser candidato nas próximas eleições, que acontecem em 2026, 52% acredita que não e 45% que sim. O levantamento perguntou quem deveria ser o candidato do governo caso Lula não se candidate nas próximas eleições. 27% afirmou que deveria ser Haddad e 17% sugeriu Ciro Gomes. No entanto, 33% das pessoas afirmaram que não sabiam ou não quiseram responder.
De acordo com a pesquisa, caso Bolsonaro não possa ser candidato nas próximas eleições, a candidata mais forte contra Lula seria Michelle Bolsonaro (21%). Outros afirmaram que a melhor escolha seria Pablo Marçal (18%). No entanto, 21% das pessoas falaram que não sabiam ou não responderam.
O levantamento foi feito entre os dias 4 e 9 de dezembro com brasileiros com 16 anos ou mais. Ao todo, 8.598 pessoas foram entrevistadas e a margem de erro é de 1 ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.