HERÓI Em O Circo, o pequeno Renato evita
a queda do trapezista

Bela Adormecida, Branca de Neve e Cinderela não encontrarão os seus príncipes encantados até que Laura e as suas amiguinhas consigam devolver à Rainha das Fadas a varinha mágica roubada pelo duende. Se não fosse pelo gol de Evaldo no final do segundo tempo, a seleção de futebol teria perdido o campeonato. É essa divertida mistura de realidade e ficções que serve de enredo aos chamados livros personalizados. Com eles, muitas crianças têm se encantado pela leitura. A novidade permite que elas sejam inseridas em enredos infantis, consagrados ou não, como protagonistas das histórias que povoam seu imaginário.

Supervisora de vendas Carla Gomes da Mota garante que o interesse do seu filho pela leitura aumentou após a novidade. Quando Renato completou sete anos em março deste ano, ganhou um livro diferente. Na história, ele assiste a um espetáculo no circo e deve salvar um trapezista, que corre o risco de cair porque a corda do equipamento está se partindo. "Não basta ter uma idéia legal. É preciso passar uma mensagem, como a importância do estudo e da solidariedade", explica Evaldo Mendonça, diretor da Genial Books, uma das pioneiras no ramo de livros personalizados no Brasil.

Entre as histórias que aliam a aventura a um valor moral, a preferida pelos garotos é A equipe de futebol. Na arquibancada, três jogadores idolatrados pela criança e o técnico do time que ela torce assistem a um jogo infantil do qual ela participa. Após o final da partida, eles escolherão um dos juniores para treinar com os titulares. Ao contrário do que podia se esperar, o time da criança perde. Mesmo assim, ela é escolhida pelo técnico por atitudes como aceitar a derrota, ajudar o adversário e não cometer nenhuma falta.

As meninas, em geral, preferem as histórias das princesas da Disney, como a pequena Carolina Monteiro, quatro anos, que influenciou a Bela a perceber as qualidades da Fera, apesar do aspecto estranho da figura. Sua mãe, Márcia, e a irmã Gabriela também participam do conto, todo narrado em inglês – também há essa possibilidade. Os livros personalizados custam em média R$ 30 e estão disponíveis apenas nos sites especializados (como genialbooks, livrospersonalizados e personato).

FOTOS: ROGÉRIO ALBUQUERQUE/AG. ISTOÉ

FANTASIA Carolina é amiga da Bela do famoso conto de fadas

Há opções para adultos, mas o serviço ainda não chegou ao Brasil. Na Geschichtenladen, loja de histórias na Alemanha, o cliente escolhe tema, local e personagens. O resto fica por conta da imaginação dos escritores da empresa, que elaboram a trama com base nas informações oferecidas pelos protagonistas.