CAETANO BARREIRA/EFE

5 GANHADORES DO NOBEL DE LITERATURA
JOSÉ SARAMAGO
Português, ganhou o prêmio em 1998. É autor de romances como Ensaio sobre a cegueira e Memorial do convento

THOMAS MANN
Alemão naturalizado americano, foi laureado em 1929. Seu romance mais famoso é A montanha mágica

PABLO NERUDA
Chileno, ficou conhecido com o livro Vinte poemas de amor e uma canção desesperada. Foi premiado em 1971

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Colombiano, recebeu o Nobel em 1982. Consagrou-se com o romance Cem anos de solidão, de 1967

WILLIAM FAULKNER
Americano, foi premiado em 1949, depois de ter no currículo romances como O som e a fúria e Luz em agosto
 
LIVROS
Diversos romances em um só enredo

YOSHIKO KUSANO/KEYSTONE
Um escritor sulafricano radicado na Austrália é contratado para escrever pequenos ensaios sobre assuntos contemporâneos como terrorismo, pedofilia e a prisão de Guantánamo. Para digitar esses textos, ele contrata a garota filipina Anya, que mora em seu prédio. Os escritos desse personagem principal, a narrativa que ele faz de seu relacionamento com Anya e a visão dela sobre os mesmos fatos compõem o romance Diário de um ano ruim (Companhia das Letras, 242 págs., R$ 41), do também sul-africano J. M. Coetzee, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2003. Para entrelaçar essas narrativas paralelas, as páginas do livro são divididas em blocos, o que dá ao leitor diversas possibilidades de leitura.

MÚSICA

Prima pobre de Madonna

DIVULGAÇÃO
Cyndi Lauper apareceu na cena musical dos anos 80 ao mesmo tempo que Madonna – mas com o passar dos anos acabou virando a sua prima pobre. Não mais preocupada em disputar com a colega o posto de diva dance, ela reaparece agora, após 11 anos, com um CD de músicas inéditas: Bring ya to the brink. Bem produzido, o disco traz parcerias com ídolos da música eletrônica atual como Basement Jaxx e The Scumfrog.
 
CINEMA
E todos morrem nos EUA


No início do filme Fim dos tempos (em cartaz em todo o Brasil), uma mulher tira um prendedor do cabelo e perfura o seu pescoço. Morre. Na seqüência, um policial pega o revólver e dispara contra a própria cabeça. Aos poucos, em todos os EUA as pessoas começam a se matar. Sem entender a origem dessa epidemia de morte, o professor de ciências Eliott Moore (Mark Wahlberg) decide fugir para o campo com sua mulher, Alma (Zooey Deschanel), um amigo e a filha dele. Orçado em US$ 57 milhões, o novo filme de M. N. Shyamalan aposta apenas no suspense, truque que o diretor indo-americano domina como poucos. (16 anos)

TEATRO
O encontro de Beckett e Brook

PASCAL VICTOR/ARTCOM ART
Um palco vazio, alguns sacos brancos e três fabulosos atores em cena. Cada vez mais econômico em seus espetáculos, o consagrado diretor inglês Peter Brook aceitou o desafio de encenar peças de um dramaturgo de poucas palavras: o irlandês Samuel Beckett. Em Fragments, que inicia turnê brasileira no Festival de Londrina (15, 16 e 17/6), Brook juntou quatro pequenas peças e um poema de Beckett. A crítica francesa saudou a montagem como sendo um grande momento de sua carreira. (12 anos)
 
DVD
UM CLÁSSICO DE SINATRA


Lançada em comemoração aos dez anos do falecimento de Frank Sinatra, a caixa de DVDs Anos dourados traz uma raridade. Trata-se do clássico Deus sabe quanto amei, do diretor Vincente Minnelli – Sinatra interpreta um escritor que é veterano do Exército. Ele retorna à sua cidade natal, no Estado de Indiana, e entra em conflito com seu irmão que enriquecera em sua ausência. A parcela romântica do enredo cabe ao envolvimento do escritor com uma professora vivida por Martha Hyer, e a parte cômica deve-se à sua amizade com um jogador interpretado por Dean Martin, na primeira parceria das muitas que ele fez com Sinatra. (10 anos)
 
AGENDA
  9 MM


(Canal Fox, terças-feiras, às 22 h) – Série policial centrada no cotidiano de uma divisão de homicídios da polícia de São Paulo (16 anos)
 

 CHUCK BERRY

FRANCO GRECO/AP/IMAGEPLUS
(São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, entre os dias 17 e 21/6) – Aos 81 anos, Chuck Berry apresentase com uma banda que reúne dois filhos de seus filhos e um baterista brasileiro (livre)
 

DANIEL SENISE


(Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, até 20/7) – 34 telas do artista carioca feitas a partir dos anos 90, nas quais ele se vale da técnica de "impressão em madeira"