ERIC GAILLARD REUTERS

VISITA
PAI & FILHA

No próximo Natal, o Brasil pode vir a emoldurar um emocionante evento familiar. Dia 23 de dezembro, em pleno recesso festivo, Nicolas Sarkozy pousará em Brasília. A data parece ter sido escolhida a dedo para que sua mulher, Carla Bruni, reencontre o pai biológico, Maurizio Remmert, radicado em São Paulo há 32 anos. Os dois nunca viveram juntos. A bela primeira-dama francesa é fruto de um romance extraconjugal que sua sua mãe, Marisa, manteve com Remmert nos idos de 68.

JUSTIÇA
PEIXE NA REDE

Preso ano passado na Operação Furacão, o juiz José Eduardo Carreira Alvim, acusado de vender sentenças no Tribunal Regional Federal do Rio, continua ganhando companhia no banco dos réus. Procuradores que atuam no caso identificaram advogados que contrataram a generosidade jurídica do magistrado para ajudar a CSN, do empresário Benjamim Steimbruch, em ações tributárias movidas pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

COMBUSTÍVEIS
OUTRA ESTATAL

Embora a criação da empresa tenha sido anunciada em março, apenas na quinta-feira 12 ganhou nome definitivo a Petrobras Biocombustíveis S.A., nova subsidiária da estatal petrolífera. Sua diretoria também só foi inteiramente definida no mesmo dia: Alan Kardec (presidente), Fernando Cunha (Participações), Ricardo Castelo Branco (Industrial), Xanan Rubin (Finanças) e Miguel Rosseto (Relações com Produtores).

MERCADO
PROVA DE GOSTO

Ainda este mês a Coca-Cola começa a testar, no Brasil, seu próximo lançamento internacional. Consumidores de vários estados serão apresentados ao hidrotônico sabor limão "i9", à base de água e sais minerais. Se for bem aceita aqui, a bebida, para "pessoas que têm um dia-a-dia agitado", ganhará o mundo.

CLAUDIO GATTI/AG. ISTOÉ

FLORESTA 1
INIMIGO MORTAL

Estudo em mãos do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, revela um dado impressionante: se o equipamento for moderno, um único operador de motosserra consegue derrubar, por dia, até 50 árvores de grande porte. Quando tombam, essas gigantes põem abaixo outras 27 árvores menores. A conta final totaliza 1.350 árvores, nobres ou não, a cada jornada de trabalho.

FLORESTA 2
DEVASTAÇÃO

Fontes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revelam que o próximo relatório sobre a Amazônia, com dados ainda em tabulação, tende a revelar que o desmatamento na região, entre janeiro e maio deste ano, cresceu 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

ATACADO E VAREJO
LIVRE PENSAR
 
Pesquisa encaminhada ao governo pela Microsoft revela que o consumidor brasileiro vê com bons olhos o termo pirataria. Ele causaria uma espécie de "síndrome de Robin Hood". Algo associado a "tirar dos ricos para dar aos pobres". Diante da constatação, o termo será banido das campanhas oficiais sobre o assunto. Será substituído por "produto ilegal" ou "mercadoria falsificada". Que, aliás, não têm charme algum. 

RICARDO LEONI / AG. O GLOBO

IGREJA
GUERRA ESCARLATE

Na última quinta-feira 12, a Igreja do Rio viveu um dia infernal. O cardeal-arcebispo, dom Eusébio Scheid, demitiu todos os integrantes, cerca de 30, da Pastoral do Menor, cria e xodó de seu antecessor, dom Eugênio Sales. Oficialmente, a carnificina teria sido parte de uma "reestruturação" da arquidiocese, a cargo da Fundação Getulio Vargas. Nos bastidores, entretanto, comenta-se que resultou da animosidade entre os dois cardeais. Eles só não se matam, aliás, porque é pecado.

ANISTIA
EM MEMÓRIA

Ministro do Planejamento de João Goulart, o economista Celso Furtado, preso e cassado pelos militares logo após o golpe de 1964, receberá post-mortem o título de anistiado político. O processo foi aprovado na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Os herdeiros passarão a receber pensão equivalente ao salário de um diretor do BNDES, a cujo quadro ele pertencia.

DEFESA SANITÁRIA
TUDO OK

A Organização Mundial de Saúde Animal bateu o martelo: vai conceder a Mato Grosso do Sul este mês status de Estado livre de febre aftosa com vacinação. Ali, hoje, são criados 24 milhões de cabeças de gado – o segundo maior rebanho nacional. Com isso, a exportação de carne de animais de frigoríficos locais estará liberada.

LULA
SEM SOFRIMENTO

Membros da CPI do Sistema Prisional foram ao Planalto, na quarta-feira 11, pedir a Lula um depoimento em vídeo sobre as péssimas condições das prisões brasileiras. Saíram de mãos abanando. O presidente só quer falar de coisas boas.

PRISÕES
DESPERDÍCIO

Construídas ao custo de mais de R$ 100 milhões, ficaram prontas as penitenciárias federais de segurança máxima de Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Tão cedo, entretanto, não receberão condenados. Depois de um ano analisando os pedidos, o Ministério do Planejamento ainda não autorizou a realização do concurso para contratação dos 750 agentes e 250 funcionários que operarão as duas unidades.

NATUREZA
FRÁGIL EXISTÊNCIA

Com mais de 50 espécies a caminho da extinção, as borboletas e mariposas brasileiras ganharão destaque na política ambiental brasileira. Vítimas da destruição progressiva de seus habitats e até de quadrilhas de caçadores, elas ganharão um Plano Nacional de Conservação, a cargo do Ibama. O símbolo do projeto será a "borboleta da praia", nativa de restingas fluminenses e a mais ameaçada de todas.