SOTAQUE BRASILEIRO Rodrigo Santoro interpreta Bruno Silva e Alice Braga é a ambiciosa Sondra Terry

A incursão de atores brasileiros no cinema americano é sempre vista por aqui com certo ceticismo. Desde os tempos áureos da cantora e atriz Carmem Miranda, os artistas que se aventuram em Hollywood recebem o mesmo tipo de crítica: a de só ganharem papéis de latinos. Obviamente, o problema não está em interpretar sulamericanos nas telas – mas, sim, no fato de a latinidade ser muitas vezes o atributo mais marcante do personagem. Foi assim em muitos trabalhos da atriz Sônia Braga, que fez uma longa carreira nos EUA, e mesmo com o ator Rodrigo Santoro, que conquistou o papel do "latino sarado" e sem texto na versão recente de As panteras. O mesmo Santoro volta agora, acompanhado da atriz Alice Braga (sobrinha de Sônia Braga), em Cinturão Vermelho (estréia no Brasil na sexta-feira 20), do cineasta David Mamet, uma produção que, além de reservar à dupla generosos diálogos, tem o mérito de não reiterar esses estereótipos.

Os personagens de Santoro e Alice (os irmãos Sondra Terry e Bruno Silva, respectivamente) são latinos, sim, mas a sua relevância para o enredo está longe de se resumir à nacionalidade de seus intérpretes. Eles são os vértices do drama protagonizado por Mark Terry (Chiwetel Ejiofor), um íntegro treinador de jiujítsu, seguidor dos conhecimentos de um samurai, que no limite de suas forças se rende ao corrupto mundo das lutas forjadas para pagar dívidas – parte delas contraída pela sua ambiciosa esposa Sondra, que administra a academia do marido.

Rodrigo Santoro e Alice Braga, que trabalham juntos pela primeira vez, são hoje os mais bem-sucedidos artistas brasileiros em Hollywood. Santoro atuou no famoso seriado Lost e está no elenco de duas novas produções estrangeiras ao lado de estrelas como Ewan McGregor e Jim Carrey. E Alice Braga, que trabalhou em Eu sou a lenda, filme protagonizado por Will Smith, com boas críticas da revista americana Variety, o grande termômetro da indústria de cinema nos EUA, atualmente está filmando com Harrison Ford e Sean Penn (veja quadro). Na trilha do sucesso internacional e também de cachês mais interessantes, Santoro e Alice talvez estejam finalmente mostrando que é possível construir uma carreira mais consistente em Hollywood.