ROGÉRIO ALBUQUERQUE/AG. ISTOÉ

DIVERSÃO Com o uso de dois botões, jogadores como
Testa podem nadar, correr, saltar…

Qualquer pessoa – e não só os atletas – poderá se transformar num recordista nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Será possível fazer o melhor tempo nos 100 metros nado livre sem cair na piscina ou saltar a maior distância mantendo as pernas imóveis. Como? Na internet, claro. O jogo Beijing Olympic 2008 estará na rede ou em videogames em todo o mundo a partir do dia 31 de julho, lançado com exclusividade pela japonesa Sega Corporation. Também na internet, já é possível encontrar informações sobre mais de dez jogos eletrônicos, a maioria Nintendo, Xbox 360 e PlayStation 3, com temas relacionados à Olimpíada. As 35 modalidades de competições estarão, ainda, disponíveis em software para partidas simultâneas entre internautas. Com um detalhe: todas as marcas das disputas verdadeiras, os rankings e as pontuações serão oferecidas como referência para o jogador virtual tentar quebrar recordes reais.

Os personagens mais conhecidos e antigos dos videogames, Mário e Sonic, também estão no páreo. Lançado há cerca de um mês pela mesma Sega, o Mário & Sonic At The Olympic Games mostra os dois disputando natação, saltos com vara, tênis de mesa, atletismo e ginástica olímpica, entre outros tipos de competição.

O Beijing Olympic 2008 tem animações feitas a partir de pessoas reais, usando a técnica de captura de movimento. Além disso, os ambientes foram reproduzidos a partir das localidades das competições, com direito a narração e gritos da torcida. As atividades incluem várias provas de atletismo – como a corrida com barreiras e salto a distância – e de natação, canoagem, ciclismo, ginástica, judô, levantamento de peso, tênis de mesa, tiro e arco-e-flecha. O game terá modalidades multiplayer online (ele pode interagir em várias modalidades simultaneamente).

 

 

NATAÇÃO Foram capturados os ambientes reais das competiçõesSALTO É possível jogar vários esportes ao mesmo tempo

Outra opção será jogar com personagens fictícios, ou seja, atletas virtuais que não reproduzem a imagem dos competidores reais. A procura de informações sobre esses jogos já é intensa na internet. A visitação a sites específicos de videogames e jogos virtuais duplicou desde o mês passado, segundo medição das próprias páginas. Análise, imagens e dicas sobre as competições eletrônicas estão disponíveis aos internautas no www.hardgamer. com. Ronaldo Carlini Testa, editor do site, aposta que a simulação dos jogos oficiais vai ser um sucesso. "É uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre as competições olímpicas e sua importância para o mundo", explicou. Com uma vantagem, segundo ele: "São jogos fáceis, com o uso de um ou dois botões."