Você já reparou que as vezes tem dias, semanas ou até meses quando tudo simplesmente flui? Seus relacionamentos, seu trabalho e até seu dinheiro parece render mais? Por outro lado, já notou que, as vezes, tudo que tenta fazer se torna muito difícil? Parece que você está remando rio acima: muito esforço e quase nenhum resultado.
Até pouco tempo atrás eu acreditava que, nestes momentos difíceis, o certo era remar com mais força para tentar "vencer" esses obstáculos. E que, mais cedo ou mais tarde, a força superaria o desafio. Mas recentemente comecei a ver esses momentos difíceis por outra ótica.  Certamente, ter morado num barco a vela por parte de minha vida ajudou muito.

Porque, embora eu seja muito a favor do progresso e goste muito dos confortos de uma grande cidade, minhas passagens no mar e no Caminho de Santiago me colocaram em contato com uma das grandes professoras da vida: a natureza. Com ela, aprendi uma das lições mais valiosas: a dos fluxos da vida.
Existe o momento certo para plantar e o momento certo para colher.
Existe o momento certo para enfrentar a tempestade e o momento certo para esperar que ela passe.
Existe o momento certo para caçar e o momento certo para recuperar as energias.

Ao nos adequarmos aos tempo dos relógios, perdemos noção do verdadeiro tempo do fluxo da vida. Isso não seria um problema se fôssemos imunes a ele. Mas não somos. Todos temos fluxos naturais, que vão desde a influência da Lua sobre nosso corpo, formado por  65% de água, até o impacto das estações do ano sobre nosso psicológico. Para que possamos melhorar nossa qualidade de vida, é fundamental conhecermos e entendermos esses fluxos. 

Existem várias maneiras para entender como está seu fluxo, mas nada substitui o contato com você mesmo. Reserve um momento todas as manhãs, longe de todo o ruído do mundo que nos cerca. Feche os olhos e respire profundamente de três a cinco vezes. Quando sentir-se mais tranquilo, se pergunte como está e espere uma resposta. Pode parecer algo estranho no começo, mas com o tempo gradativamente irá começar a se escutar. Entenda e respeite esta voz, pois ela entende os fluxos de sua vida.