Esperar os filhos irem dormir para os pais conseguirem descansar costuma ser desafiador e exaustivo. Crianças são cheias de energia, por isso, fazê-las ter uma rotina com horário determinado de ir para cama parece quase impossível, mas segundo o pediatra Stan Spinner, algumas técnicas simples podem ser a solução. As informações são do “Yahoo Life”.

+ 6 principais cuidados que uma mãe de primeira viagem deve ter com o recém-nascido

+ Especialistas esclarecem a importância dos brinquedos neutros para as crianças

Para que os filhos possam adormecer mais rápido, Spinner recomenda que os pais os acomodem reforçando a hora de dormir, sem desviar da rotina noturna diária. “A criança precisa entender que o uso de táticas de protelação, como pedir um lanche para dormir ou pedir para ir repetidamente ao banheiro, não será permitido”, destaca.

Implementar atividades de silêncio na rotina noturna beneficia a transição do alerta para a calma, o que pode facilitar a capacidade dos pequenos adormecerem mais facilmente. Veja a seguir as demais técnicas recomendadas pelo pediatra:

Leitura

Reservar um tempo para ler uma história ao seu filho(a) ou pedir que ele(a) leia para você, pode ajudá-lo a se concentrar em uma única atividade, o tranquilizando e evadindo seus pensamentos de outras coisas que podem ter acontecido ao longo do dia.

Colorir

Uma breve sessão de colorir antes de se deitar também pode promover tranquilidade, além de aumentar a consciência mental.

Meditar

Meditação não é exclusividade para adultos, crianças também se beneficiam dessa prática. Quando feita antes de dormir, pode marcar a transição da rotina matinal agitada para uma noite de sono relaxante.

Iluminação fraca

Para facilitar o sono, é essencial afastar os aparelhos eletrônicos e manter a luz principal do quarto desligada. No entanto, se o escuro for um problema para a criança, aposte em abajur com luz noturna suave.

Estabelecer uma rotina

Rotinas repetitivas tendem a resultar em grandes mudanças ao longo do tempo. “As crianças se saem melhor com consistência, afinal, é mais fácil para aprenderem rotinas apropriadas quando essa expectativa é consistente”, explica Spinner.

Para crianças que têm insônia ou dificuldade de permanecerem dormindo, vale consultar um pediatra. “O profissional pode trabalhar com os pais para ajudar a desenvolver um processo mais individualizado, feito sob medida para as necessidades da criança e da família”, finaliza.