Permeadas de intrigas e romances ambientados em regras culturais e sociais do passado, as séries de época são capazes de nos proporcionar uma rica viagem no tempo. Além disso, o gênero está entre os mais procurados nos sites de buscas pelos fãs de plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime, entre outras.
+Netflix, Amazon e mais: 11 filmes e séries para entender o Talibã e o Afeganistão
Por isso, listamos 5 séries de época que informam e, ao mesmo tempo, destacam-se pelo bom drama. Veja a seguir:
Outlander (Netflix)
Baseado em uma série homônima de livros, a trama (em cinco temporadas) mistura de ficção científica com o romance dramático entre um guerreiro escocês do século 18 e uma enfermeira do século 20 que volta no tempo acidentalmente.
Downton Abbey (Amazon Prime Video)
https://www.youtube.com/watch?v=UBkkoWAVV_I
A série britânica, amada por muitos no mundo todo, traz a saga da rica família Crawley e seus criados. A trama de seis temporadas, ambientada entre 1912 e 1919, inclusive, entrou no livro Guinness dos Recordes, em 2011, como “programa televisivo em língua inglesa mais aclamado pela crítica”.
Boardwalk Empire (HBO)
Adaptada do livro “Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City”, do autor norte-americano Nelson Johnson, tem como cenário a cidade de Atlantic City (EUA) de 1920 – época em que a Lei Seca estava em vigor no país. Embora as cinco temporadas sejam baseadas em histórias de ficção, existe um enredo contextualizado em mafiosos icônicos, como Al Capone.
Dickinson (Apple TV+)
A vida da poetisa norte-americana Emily Dickinson, em 1830, serve de inspiração para a interpretação da atriz e cantora Hailee Steinfeld. Numa composição de passado e presente, o enredo, ainda em duas temporadas, debate as restrições e os impasses sociais causados pela mulher considerada progressista para a época.
The Crown (Netflix)
A série mais cara da história da televisão – cada episódio chegou a custar cerca de US$ 13 milhões – foca na vida da rainha Elizabeth II e da família real. Ambientada incialmente em 1947, cada temporada avança cerca de uma década com conflitos e marcos que misturam realidade e ficção da família real britânica.