Já abordamos o que é cultura empresarial e como é fundamental abordar o assunto no artigo “Cultura empresarial: o que é e qual a sua importância”. Assim, hoje veremos os 5 principais motivos para você cuidar da cultura da sua empresa.

  • Cultura empresarial gera uma vantagem competitiva que é difícil de copiar

Hoje em dia com toda tecnologia disponível, copiar produtos é relativamente fácil. Mas copiar a cultura de uma empresa é extremamente complexo e levaria anos. Isso porque mudar a cultura da organização leva tempo. A forma com que colaboradores se comportam depende muito da cultura empresarial e isto leva a uma vantagem competitiva. Por exemplo, a Apple: copiar o Iphone é mais simples do que copiar a cultura disruptiva da empresa.

  • Sem uma cultura empresarial bem definida fica difícil seguir estratégias

A cultura de uma empresa é fundamental para a execução de uma estratégia.  Para fazer estratégias funcionarem você precisa mais do que estabelecer missão, visão e valores. Você precisa que estas estratégias estejam enraizadas na mente de todos os colaboradores, caso contrário não existirá uma coordenação de esforços.

  • Cultura atrai as pessoas certas e retém talentos

Alguns experts dizem que cultura atrai talentos, acho que é um pouco diferente disso. Prefiro dizer que cultura atrai a pessoa certa. O que quero dizer é que talvez ela não seja um super talento.  Mas se ela tiver aderência a cultura da empresa, esse pode ser o ambiente propício para que ela performe como um super talento.

Além disto, a cultura empresarial ajuda a reter talentos. Dado que caso os talentos se identifiquem com a cultura da empresa, eles tendem a permanecer por longos períodos. E não trocar a empresa por ofertas que tragam somente maior benefício financeiro. Afinal, acreditam fielmente na empresa e sabem que será difícil achar outra empresa com esta cultura.

  • Cultura aumenta o engajamento dos colaboradores

Na medida em que você tem uma cultura sólida, os colaboradores compartilharão dos mesmos preceitos. Isto elimina comportamentos de feudo, onde cada departamento se fecha com sua própria cultura por ter líderes distintos que não compartilham da mesma cultura.

Quando uma empresa tem feudos de poder, ela tem muito provavelmente uma grande descoordenação de esforços. O que gera ineficiência, alto nível de estresse e desmotivação das equipes.

  • Cultura é fundamental para um bom plano de sucessão

Este é um drama muito recorrente em empresas familiares, muito provavelmente o que faz muitas empresas familiares não perdurarem mais de uma geração.

A história é geralmente a mesma, o fundador cuida de tudo, tem uma cultura pouco disseminada. O que torna intervenções do fundador extremamente necessárias. O fundador até consegue fazer a equipe se engajar, mas a custa de constantes intermediações. O único símbolo desta cultura é o próprio fundador. Quando ele sai da empresa, tudo desaparece com ele.

Elencamos aqui 5 motivos pelos quais a cultura empresarial é tão importante para organizações, mas poderíamos citar muitos outros. Ainda, é importante ressaltar que a cultura organizacional é de responsabilidade direta do presidente da empresa, uma vez que é transmitida de cima para baixo.

Têm problemas de cultura na sua empresa e precisa de mais informações sobre o assunto? Mande um e-mail que será um prazer respondê-lo. Aguarde novos artigos para entender sobre como disseminar a cultura em sua empresa.