Para impulsionar a qualificação profissional de jovens da região, o Instituto Coca-Cola Brasil, a Solar Coca-Cola e a escola de inglês EF Education First, em parceria com o Governo do Pará, anunciam um novo programa educacional para capacitar 5 mil pessoas em inglês. O curso “Coletivo On” será uma ferramenta de preparação para futuros eventos, como a COP 30, visando ampliar o empoderamento socioeconômico dos paraenses e conectá-los a oportunidades de trabalho.

Com a plataforma EF English Live, a primeira escola de inglês online do mundo e propriedade da EF Education First, os alunos poderão estudar por diferentes dispositivos – computadores, tablets ou celulares – e ainda terão a opção de acesso offline, permitindo sincronizar o progresso do estudante quando estiver conectado à internet novamente. O curso acontecerá em duas etapas:

1ª etapa: Aberta ao público geral, os participantes realizam o “Coletivo Online”, composto por 12 aulas com duração de cerca de 15 minutos cada uma. Nessa etapa, os participantes se preparam com conhecimentos sobre o mundo do trabalho. Ao concluí-la, recebem um certificado e acesso para se candidatar às oportunidades de emprego de parceiros do programa. Em seguida, podem passar para a 2ª etapa, com acesso ao curso de inglês.

2ª etapa: Após a conclusão do “Coletivo Online”, os alunos terão acesso à plataforma de inglês da EF Education First. Nesta etapa, os participantes desenvolvem conhecimento e proficiência em inglês com foco em habilidades de conversação e compreensão auditiva. O curso online tem duração de 12 meses contados a partir da inscrição e terá 5 mil vagas que serão gradativamente disponibilizadas para jovens que cursam ou já concluíram o Ensino Médio, que tenham entre 16 e 29 anos e sejam brasileiros residentes no estado do Pará.

“Firmar essa união só reforça nosso compromisso de alterar os ponteiros socioeconômicos do país e criar um legado longevo e verdadeiro para o estado do Pará.”, explica Daniela Redondo, diretora do Instituto Coca-Cola Brasil. “É um compromisso nosso no ano em que fazemos 25 anos, de construir esse tipo de parceria, fazendo, cada vez mais, alianças estratégicas com políticas públicas que olhem o jovem como o agente de mudança social que eles são”, completa a executiva.

“Para a Solar Coca-Cola é uma grande alegria poder apoiar e participar dessa ação do Governo do Estado do Pará que é o Capacita COP. Treinamento e qualificação das pessoas será, sem dúvida, um dos mais importantes legados da COP30, com foco em empregabilidade”, diz Fabio Acerbi, Diretor de Relações Governamentais da Solar Coca-Cola.

Após a conclusão da 1ª etapa, os alunos já podem ter acesso a diversas vagas de emprego que abrangem cargos como jovem aprendiz, estágio, trainee, CLT, vagas de entrada e vagas técnicas em mais de 400 empresas parceiras.

“Aprender um novo idioma é adquirir uma nova habilidade, não apenas conhecimento. Para isso, os jovens devem praticar de forma imersiva em diferentes cenários, com conteúdo relevante às exigências do mercado de trabalho. Estamos oferecendo acesso a um método inovador, utilizado por mais de 50 milhões de alunos no mundo”, completa Eduardo Santos, CEO da EF na América Latina.