Saúde da mulher

5 maneiras para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes

Crédito: Freepik

Além da estética, os cuidados com os dentes influenciam na saúde, por isso, é importante estar em dia. A presença de tártaros, por exemplo, compromete o sorriso e pode desencadear em gengivite, que quando não tratada corretamente pode avançar para doença periodontal. Portanto, evitar essa condição é essencial, e alguns métodos caseiros podem amenizar o acúmulo excessivo de placa bacteriana, impedindo o desenvolvimento do problema. As informações são da Woman & Home”.

+ Dermatologistas esclarecem 5 mitos sobre a pele que você precisa saber

+ Saiba identificar se sua dor na barriga pode ser apendicite

“A placa é um filme contendo bactérias que cobre os dentes. O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, é o depósito que se forma nos dentes quando a placa endurece” explica a periodontista Mahnaz Rashti.

A placa bacteriana é causada por alimentos, bebidas e saliva que se combinam na boca e criam um ambiente onde as bactérias se desenvolvem e crescem nos dentes e gengivas. No entanto, perceber a presença da placa nem sempre é fácil, pois inicialmente é quase incolor. “Se permanecer nos dentes por muito tempo sem limpar e escovar, ela se transformará em tártaro, de cor amarela ou marrom”, destaca a especialista.

Embora a placa bacteriana possa ser removida dos dentes em casa, combater o tártaro é uma tarefa complicada. “Para se ter ideia de como o tártaro se liga fortemente aos dentes: uma maneira dos pesquisadores determinarem quais alimentos os humanos comiam há milhares de anos é examinando as partículas de alimentos encontradas no acúmulo de tártaro nos dentes de esqueletos antigos”, conta o dentista Jin Lin.

Portanto, para evitar qualquer esse problema odontológico, é preciso manter uma rotina bucal correta — com o uso de uma boa escova de dente. Veja a seguir cinco maneiras de combater o acúmulo de placa bacteriana antes que se transforme em tártaro, segundo especialistas:

Higiene bucal correta

“Você pode remover a placa em casa escovando bem os dentes duas vezes ao dia e usando o fio dental uma vez ao dia”, recomenda Lin. 

Escove suavemente por pelo menos dois minutos e não se esqueça de fazer o processo em todos os dentes. 

Vá ao dentista

Assim como ir ao ginecologista, também é necessário consultar um dentista regularmente para avaliar sua saúde bucal

Faça limpeza dentária anualmente. Esse procedimento clínico removerá o acúmulo de placa bacteriana, evitando a formação de tártaro.

Use produtos dentais com flúor

Usar pasta de dentes que contém flúor na composição te ajudará a combater o acúmulo de placa bacteriana.

Use bicarbonato de sódio

“Um tratamento natural caseiro e eficaz é: fazer uma pasta com a mistura de sal e bicarbonato de sódio para escovar os dentes. Esses ingredientes ajudam a suavizar o acúmulo de placa, o que as tornam mais fáceis de remover”, indica Rashti.

Essa opção deve ser feita com moderação, pois o uso prolongado e excessivo pode causar danos às gengivas e aos dentes.

Gargarejo com vinagre branco

A periodontista também indica como método caseiro: gargarejo com água e vinagre branco. Segundo ela, a acidez mata as bactérias e também remove o acúmulo nos dentes e gengivas.

“Assim como o bicarbonato e sal, esse também precisa de moderação. O uso prolongado de vinagre branco pode dissolver o esmalte e danificar a superfície do dente. Posteriormente, os dentes ficarão muito sensíveis”, explica Rashti.

É preciso escolher apenas um dos métodos, nunca administrá-los em conjunto. Vale ressaltar que ambos só devem ser usados ​​em caso de acúmulo excessivo de placa bacteriana.  Além disso, nenhuma técnica substitui a boa higiene oral e as visitas regulares ao dentista. 


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais