O jogador Gustavo Scarpa alega ter perdido R$ 6.300.000,00 e diz ter sido orientado a investir a quantia pelo ex-companheiro, William, que também afirma que teve um prejuízo de R$ 17,5 milhões em investimentos de criptomoedas.

Especializada na gestão de criptoativos, a Xland Holding Ltda, sediada em Brasília (DF), prometia entre 3,5% a 5,0% de retorno ao mês.

Além de Gabriel de Souza, a cúpula da empresa é composta pelo CEO, Jean Ribeiro, pela diretora de compliance, Elayne Nascimento, e pela diretora financeira, Maria Heloiza.

À IstoÉ, o executivo Rodrigo Silva, presidente da Nui, empresa americana especialista em soluções blockchain e criptoativos, reuniu sugestões para novatos em investimentos desse tipo.

“Infelizmente, quando uma empresa fraudulenta atua dessa forma, milhares de pessoas saem perdendo, mas, sobretudo, o mercado sai prejudicado. Os criptoativos que já possuem reconhecimento no mercado global são uma excelente maneira de diversificar seu patrimônio. Contudo, é necessário escolher bem a empresa que será sua parceira nessa jornada”, orienta.

Com mais de 20 anos de experiência como executivo em multinacionais, sendo 8 anos atuando na indústria de tecnologia, o especialista listou 5 dicas para evitar golpes e esquemas fraudulentos, que resultam em perda de dinheiro.

1. Histórico e Legalidade

Conheça o histórico da empresa, há quantos anos ela está no mercado, qual a frequência de pagamento, quantos clientes satisfeitos, testemunhos de pessoas reais, qual a origem dessa empresa. Dificilmente uma empresa que é um esquema financeiro dura mais que 2 anos. Verifique se a empresa está em legalidade com as leis vigentes brasileiras.

2. Ostentações

Fuja de empresas com ostentações exorbitantes de dinheiro, como carros de luxo, diamantes, colares de ouro, relógios, promessas de enriquecimento rápido. Uma
empresa séria não precisa usar desses mecanismos para vender seus produtos. Ela foca na sua tecnologia, segurança e experiência no mercado.

3. Estrutura e atividade

Verifique se a empresa possui sede e equipes de colaboradores diversos, desde jurídico, compliance, atendimento, assim como especialistas experientes e renomados do setor de tecnologia. Para oferecer esse tipo de serviço é necessário ter uma estrutura robusta, parcerias tecnológicas e de segurança. Importante, também, conhecer toda a estrutura tecnológica que a empresa oferece. Não é qualquer empresa de pequeno porte ou consultoria que pode oferecer, com segurança, esse tipo de serviço.

4. Seguro

Cuidado com supostos seguros lastreados em pedras preciosas, obras de artes, terras,
bens imobiliários, ou qualquer outro bem como esses. Ter uma seguradora é de fundamental importância. Pesquise se a empresa possui seguro e quem é essa seguradora. Atualmente, no mundo cripto, a que possui maior destaque e credibilidade é a Coincover.

5. Documentação e certificados

Verifique as documentações do que a empresa fala. Um documento que comprove sua existência e legalidade, a comprovação do seguro. Verifique o país de origem. Tivemos uma onda de empresas fraudulentas de origem asiática, contudo, atualmente, vimos um grande de número de empresas brasileiras aplicando golpes.