A menopausa é uma fase natural do envelhecimento feminino e marca o fim do ciclo menstrual. Esse período é acompanhado de sintomas, muitas vezes desconfortantes, como diminuição da libido, falta de lubrificação, problemas urinários, mau humor, dores de cabeça, falta de memória, insônia, sensações de calor e sudorese.
+ Tudo o que você precisa saber sobre a menopausa
+ Falta de memória é sintoma da pré-menopausa e pode começar aos 30 anos
Apesar de ser um fator biológico, existem algumas maneiras de amenizar o impacto dos sintomas com simples mudanças no estilo de vida; confira a seguir cinco delas. As informações são do “The Times of India”.
1 – Coma alimentos ricos em cálcio e vitamina D
A menopausa é uma fase de intensas alterações hormonais, que podem desencadear em ossos mais fracos e aumentar o risco de osteoporose. Para prevenir esse problema, é ideal consumir diariamente alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como iogurte, leite, queijo, vegetais de folhas verdes, tofu, sardinha e feijão.
2 – Mantenha o peso
Engordar é comum durante a essa fase, e isso acontece devido ao conjunto de mudanças hormonais, estilo de vida e genética. Normalmente, o ganho de peso pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas, além de afetar os sintomas da menopausa, por isso, é importante manter os números saudáveis na balança.
Um estudo, que observou mais de 17 mil mulheres na pós-menopausa, descobriu que aquelas que perderam cerca de 10% de seu peso ao longo de um ano tinham menores taxas de ondas de calor e suores noturnos.
3 – Evite alguns alimentos
Alguns alimentos podem intensificar os sintomas, com ondas de calor, suores noturnos e mudanças de humor, principalmente quando consumidos à noite. Entre esses “vilões” estão a cafeína, álcool, açúcar e alimentos picantes, por isso, vale evitá-los.
4 – Se exercite
Independentemente da idade e motivo, as atividades físicas são um dos pilares da saúde. Na menopausa não é diferente, evidências indicam que a prática de exercício regular promove energia, melhora o metabolismo e a qualidade do sono, diminui o estresse e mantém as articulações e os ossos mais saudáveis.
De acordo com um estudo, realizar atividades físicas cerca de três horas semanais pode melhorar a saúde física e mental em mulheres na pós-menopausa. Além disso, o treino regular também previne cânceres, doenças cardíacas, derrame, hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2 e osteoporose.
5 – Coma alimentos ricos em fitoestrogênios
Os fitoestrogênios ajudam a equilibrar os hormônios, por isso, são tão importantes nessa fase. Alimentos ricos nessa composição incluem produtos à base de soja, aveia, cevada, germe de trigo, maçã, romãs, morango, cenoura e inhame.