06/10/2022 - 18:04
É provável que você conheça alguém que tem ou já teve câncer. Isso porque, de acordo com a diretora da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elisabete Weiderpass, a doença acomete 600 mil pessoas todos os anos no Brasil. E apesar de existirem tratamentos eficientes que podem evitar o óbito, adotar medidas que possam prevenir o câncer é sempre uma boa ideia.
+ Oncologista aponta medidas para prevenir o câncer
+ 30% das mortes por câncer nos EUA são relacionadas ao cigarro
Com informações do “Eat This, Not That!”, conheça hábitos que podem te ajudar a prevenir diferentes tipos da doença e promover um estilo de vida mais saudável.
Como prevenir o câncer
1 – Aproveite as tecnologias de saúde disponíveis
“O diagnóstico precoce pode salvar sua vida”, declara a médica clínico geral Bayo Curry-Wintchell. Ela destaca que usufruir de tecnologias de diagnóstico precoce pode diminuir os riscos de morte pela doença.
“Quanto ao tratamento, agora há mais opções disponíveis”, continua. “É mais comum encontrar medicamentos direcionados diretamente ao câncer. No passado, o tratamento às vezes incluía medicamentos que prejudicavam as células não-cancerosas.”
De acordo com a especialista, isso é um divisor de águas no tratamento do câncer, já que as células saudáveis ajudam o organismo a combater outras infecções, levando a menos complicações de saúde durante o tratamento.
2 – Conheça seu histórico familiar e estatísticas
Os exames de rotina e a detecção precoce são especialmente importantes para pessoas que tenham histórico familiar de câncer. Por isso, se alguém de sua família sofre ou já sofreu com a doença, informe seus médicos.
Além disso, “uma taxa desproporcional de certos tipos de câncer é observada em populações específicas. É importante conhecer seus riscos para a doença e por quê [eles existem]”, pontua Bayo. Ela explica que isso geralmente se deve à falta de acesso a cuidados, pouco conhecimento na área da saúde e desconfiança no sistema de saúde.
3 – Evite o álcool
Segundo a médica, moderar ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir os riscos de câncer. Isso porque o álcool pode afetar hormônios como o estrogênio, que é responsável pelo crescimento de células — de acordo com o portal, quanto maior o crescimento, maior o risco de surgirem “erros” em uma célula — e pela habilidade de absorção de nutrientes que previnem câncer. Além disso, o etanol presente nas bebidas pode se decompor em uma substância cancerígena.
+ Os riscos do consumo diário de álcool
4 – Tenha uma alimentação saudável
A recomendação de Bayo é a conservação de uma dieta saudável, longe de alimentos ultraprocessados e/ou com grandes quantidades de açúcar e carboidratos.
5 – Pare de fumar
“Fumar introduz substâncias químicas nocivas em seus pulmões, danificando suas células (incluindo aquelas protetoras contra o câncer)”, relata a especialista. Segundo ela, fumar é a causa número um de câncer de pulmão.