5 hábitos que parecem inofensivos, mas estão causando pontas duplas no seu cabelo 

Freepik
Foto: Freepik

A busca pelo cabelo perfeito é comum, mas conquistar fios saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil, e requer muita atenção e cuidados especiais. Uma das principais queixas é as pontas duplas, e o que nem todas sabem é que esse problema pode ser resultado de hábitos que parecem inofensivos.

+ Motivos pelos quais você nunca deve arrancar um fio de cabelo branco

+ 6 maneiras de prevenir a queda de cabelo enquanto você dorme

Ao “InStyle”, cabeleireiros de celebridades pontuaram cinco coisas que você pode estar fazendo para desencadear as pontas duplas e o que fazer para proteger seus fios; veja:

Desembaraçar o cabelo da maneira errada

Os fios ficam mais frágeis quando molhados e precisam de movimentos sutis para evitar danos e quebras. Desembaraçar da raiz até as pontas é um dos maiores erros nesse momento, como destacou o cabeleireiro de celebridades Mark Townsend. “Eles transformam o que seriam alguns emaranhados em um nó, combinando-os e, em seguida, os quebram”, explicou.

Além disso, a escova e/ou pente para desembaraçar também pode ser a razão de suas pontas se partirem. “Se você estiver usando uma escova com cerdas ásperas logo após o banho, seu cabelo quebrará”, disse a cabeleireira de celebridades de Los Angeles, Laura Polko.

Para evitar que isso aconteça, os especialistas recomendam pentear as pontas antes do cumprimento. As melhores ferramentas a serem usadas para isso são pente de dentes largos, uma boa opção é a Tangle Teezer The Wet Detangler, própria para cabelo molhado.

Excesso de calor

“A superexposição ao calor resseca o cabelo, tornando-o quebradiço e com tendência a quebrar. Além disso, se você está usando um secador de cabelo comprado há 10 anos, provavelmente contribui para isso”, declarou Polko. 

Troque suas ferramentas quentes por outras com várias configurações de calor. Outra recomendação é utilizar protetor térmico antes de expor os fios a alta temperatura. Segundo Townsend, é importante não passar de 325 a 350 graus.

Enrolar o cabelo na toalha comum

Por serem frágeis quando molhados, enrolar os fios na toalha comum para secá-los não é uma boa opção, pois também favorece a quebra. “Esse tecido é tão absorvente que o algodão tira toda a umidade natural do cabelo”, complementou Townsend.

O ideal é usar as mãos para tirar o excesso de água do cabelo antes de enrolá-lo em uma toalha de microfibra (a mais recomendada para o cabelo). Segundo o cabeleireiro, microfibra suaviza as voltas, impedindo o rompimento dos fios.

Desfiar as pontas duplas e não cortar o cabelo com frequência

A vontade de desfiar as pontas é inevitável, porém, ao fazer isso você está partindo o cabelo e deixando a ponta mais frágil do que antes, conforme Polko. A presença dessas pontas também está relacionada a falta de corte frequente. 

Para reparar isso, mantenha o hábito de cortar as pontas — com uma tesoura própria para cabelo — a cada três meses. 

Não lavar o cabelo adequadamente

Se você levar o comprimento do cabelo até o couro cabeludo e criar uma bola de espuma com o shampoo, está lavando o cabelo de maneira errada. De acordo com o cabeleireiro, como as pontas são mais finas do que a raiz, elas não precisam de tanto shampoo, além de facilitar o ressecamento das pontas. Pular o condicionador também prejudica, pois as pontas precisam de hidratação. 

A solução é se concentrar na lavagem do couro cabeludo. “À medida que o shampoo desce pelo comprimento do cabelo, ele o limpa o suficiente”, explicou Townsend, reforçando ainda a importância de condicionar os fios: “Mesmo se você tiver cabelos muito finos, pelo menos os dez centímetros inferiores devem ter uma camada de condicionador — adequado para seu tipo de cabelo”.