Saúde da mulher

5 fatores que indicam a chegada da velhice e como amenizá-los

Crédito: Freepik

Embora a velhice não seja sinônimo de restrição, mudanças hormonais, físicas e comportamentais são comuns e naturais com o passar dos anos. Além dos números da idade, outros fatores físicos podem evidenciar o envelhecimento; confira a seguir cinco deles. As informações são da revista “Good Housekeeping”.

+ Entenda como o seu sono pode dificultar sua perda de peso

+ Os 4 melhores produtos de drogaria para o contorno dos olhos

Sexo doloroso

A secura vaginal é um dos sintomas da menopausa e, consequentemente, pode causar irritação e estreitamento da parede vaginal, ocasionando em dores durante a relação sexual. Quando isso acontece, é preciso deixar o(a) parceiro(a) ciente para que juntos possam aderir a métodos que aliviem o desconforto no momento do sexo, como o uso de lubrificantes íntimos.

“Apesar de serem boas opções, lubrificantes usados ​​durante o sexo e hidratantes vaginais utilizados ​​algumas vezes por semana não são a solução do problema. Para encontrar o tratamento ideal, é preciso conversar com seu ginecologista, que poderá recomendar a solução adequada para você”, explica a médica Stephanie Faubion.

Insônia

As mudanças hormonais nas mulheres podem desencadear em estresse, fator que impacta diretamente na qualidade do sono. Além da insônia induzida pelo estresse, os sintomas da menopausa também contribuem para isso, como ondas de calor, suores noturnos, apneia do sono e maior necessidade de ir ao banheiro.

Para amenizar a insônia, Stephanie Faubion indica evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir e estabelecer uma rotina de sono. Se preciso, vale conversar com um especialista para indicações médicas que possam te auxiliar nesse processo.

Mudanças de humor

A queda nos níveis de estrogênio pode resultar em distúrbios e variações de humor durante a menopausa. “As mulheres com maior risco de experimentar isso são aquelas com histórico de problemas de humor sensíveis aos hormônios, TPM, tristeza pós-parto e depressão”, esclarece a médica. Nesse caso, vale consultar um psicólogo e/ou um psiquiatra que podem ajudar a lidar com esses fatores hormonais.

Ganho de peso

O avanço da idade também favorece o ganho de peso e dificuldade o processo de emagrecimento. Esse fator não se deve apenas às mudanças metabólicas, como também à perda de massa muscular, comum nessa fase da vida. “As mulheres perdem um pouco de massa muscular anualmente após os 50 anos”, explica a especialista.

Mesmo com a circunstância natural, não é preciso desanimar. Praticar atividades físicas pelo menos três vezes na semana e seguir uma dieta balanceada podem ser a solução que você precisa para perder peso.

Problemas ósseos

Além da perda de massa muscular, as mulheres também têm que lidar com a perda de densidade óssea, principalmente nos primeiros cinco anos após a menopausa. Os sintomas costumam aparecer como unhas quebradiças ou fracas e diminuição de força de preensão nas mãos. É importante se atentar aos sinais, principalmente em caso de histórico familiar de osteoporose, doenças e fraturas ósseas. Tabagismo e alcoolismo também podem ser fatores influentes.

Faubion indica manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D e praticar exercícios de levantamento de peso para manter a massa muscular. Realizar exames médicos periodicamente também é importante para a prevenção.



Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio