27/04/2023 - 17:13
A acne nas costas é um fator que pode afetar cerca de 50% das pessoas que sofrem com cravos e espinhas. Normalmente, além de estar relacionada à produção de oleosidade no local, também pode ser resultado de mudanças hormonais, estilo de vida, estresse, problemas intestinais, genética ou certos medicamentos.
+ Bioestimulador de colágeno: técnica retarda o envelhecimento do rosto e corpo
+ Como incluir a cerveja na dieta sem risco de engordar
Assim como no rosto, acabar com esse problema requer uma rotina de cuidados específicos para a região; veja a seguir cinco dicas para melhorar essa situação. As informações são do “Woman & Home”.
1 – Mude seu sabonete de banho
No banho, dispense o sabonete tradicional e aromatizado na região das costas. De acordo com especialistas, produtos não específicos podem remover a oleosidade natural da pele e ressecá-la, danificando a função de barreira cutânea e, consequentemente, agravando o problema. “Versões líquidas com ácido salicílico é uma ótima opção, por ser antibacteriana e anti-inflamatória”, recomenda a esteticista Abigail James.
2 – Faça esfoliação
O uso semanal de esfoliante corporal pode remover as células mortas e eliminar o acúmulo de suor e sebo, desobstruindo os poros. A especialista indica versões com 2% de ácido salicílico ou partículas de bambu e AHAs.
3 – Tome banho após praticar exercícios
As bactérias causadoras de acne se multiplicam na pele suada. Por isso, os especialistas recomendam o uso de tecidos respiráveis durante a realização de atividades físicas, além de limpeza adequada da pele após a prática dos exercícios.
4 – Se atente ao hidratante e ao protetor solar
Hidratante corporal e protetor solar também precisam ser específicos para pele oleosa. “Não há necessidade de aplicar manteigas grossas ou óleos para hidratar a pele. Troque as manteigas e óleos corporais por produtos leves rotulados como não comedogênicos, que não obstruem os poros. A regra também se aplica aos protetores solar, procure formulações sem fragrância e sem óleo”, reforça Ifeoma Ejikeme, médico especialista em estética.
5 – Procure um dermatologista
De todas as dicas, a mais importante é procurar por um dermatologista. Se você já aderiu à rotina dita anteriormente, somente um profissional capacitado poderá solucionar seu problema, indicando um tratamento individual para suas necessidades.