5 dicas para quebrar a resistência da criança para experimentar novos alimentos

Crédito: Pexels

(Crédito: Pexels)


A resistências das crianças e o desespero das mães faz do momento de experimentar alimentos novos um verdadeiro caos em casa, mas não precisa ser assim. As crianças têm por impulso explorar o mundo. Se elas ficam soltas num jardim logo acham uma borboleta e somem atrás dela, na praia correm e se jogam no mar como se o dominassem…  Elas são curiosas por natureza, querem saber como tudo funciona e todos os porquês da vida. Isso é lindo, mas por que isso não acontece com os alimentos

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

Porque os alimentos vêm recheados de sentimentos e emoções. Quando se oferece um alimento novo para uma criança ele vem borbulhando de expectativa e ansiedade para que a criança goste. Se ela não gostar, vai conhecer o sabor amargo da decepção da mãe e da frustração do pai, e é isso que a criança não quer.

É preciso alinhar a expectativa, é agir com naturalidade quando a criança não gostar de um alimento oferecido, isso vai deixá-la mais à vontade para explorar novos sabores em uma nova oportunidade.

Aí vão algumas dicas para vocês se prepararem melhor para esse momento:

  1. Alinhe a sua expectativa ao oferecer: se ele(a) não gostar, tudo bem. Ainda existem milhares de outros sabores para ele(a) gostar.
  2. Aceite: experimentar já é um desafio enorme. Valorize, mesmo que ele(a) não goste do que experimentou. Isso irá encorajá-lo para uma nova experiência.
  3. Continue a oferecer. Alguns alimentos precisam de um tempo, ou várias experimentações para serem aceitos.
  4. Abuse das variações nas preparações: uma cenoura, por exemplo,  pode ser cozida, assada, refogada, suflê, panqueca… e cada preparação dessa será uma nova experiência.
  5. Proponha que ele(a) escolha a experimentação: ofereça 2 ou 3 alimentos diferentes para ele(a) escolher qual será a experimentação do dia.

Muitos adultos adoram uma cervejinha gelada, mas poucos foram os que gostaram logo no primeiro gole. Alguns alimentos precisam de um tempo, ou mesmo de algumas experimentações para serem aprovados. O ambiente, as referências emocionais da experiência e os exemplos fazem muita diferença para a aceitação de novos sabores. O importante mesmo é não desistir nunca de oferecer.

Essa semana começa mais um Desafio da Kapim – Experimenta! Nele eu ajudo, você mãe e/ou pai a lidar com a resistência do seu filho em experimentar novos alimentos. Durante 15 dias corridos, você terá acesso a muitos conteúdos de vídeos, dinâmicas, brincadeiras, atividades e receitas para junto com seu(sua) filho(a) explorarem o mundo de novos sabores com muita leveza, envolvimento e diversão. Através de um perfil exclusivo no Instagram @desafiodakapim nos veremos todos os dias, teremos lives fechadas para dúvidas e mais conteúdo.

É possível mudar a forma das crianças explorarem o universo da alimentação saudável , mas para isso é preciso atenção e cuidado. Vem comigo para o Desafio da Kapim que eu te mostro várias possibilidades. 

Para mais informações acesse o link.

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho

Saiba mais
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio


Sobre o autor

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.