Saúde da mulher

5 dicas para eliminar a gordura abdominal

Crédito: Pixabay

A barriga saliente é uma das principais queixas entre as mulheres, que normalmente têm maior porcentagem de gordura corporal em relação aos homens, como indica uma pesquisa do centro médico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. A predisposição para gordura abdominal aumenta durante a menopausa, quando os níveis hormonais caem e contribuem para um metabolismo mais lento.

+ Parar de fumar engorda? Saiba como evitar

+ 5 motivos pelos quais as mulheres precisam dormir mais do que os homens

Para mudar essa situação, é preciso adaptar a rotina com novos hábitos que prometem resultados; confira a seguir cinco dicas. As informações são do “Yahoo”.

Foco na alimentação

A boa alimentação é a maior aliada da barriga “negativa”. Evite consumir alimentos processos, açúcares e farinha branca. Invista em mais proteínas, grãos integrais, fibras e gorduras saudáveis.

“A fibra, especialmente a fibra prebiótica, pode ajudar a otimizar o ambiente biológico em seu trato gastrointestinal ao longo do tempo, fornecendo combustível para que os probióticos do corpo sobrevivam e prosperem. O consumo é especialmente importante para o controle de peso, risco de doenças crônicas e regularidade do trato gastrointestinal”, esclarece a nutricionista Jaclyn London.

Para não perder o foco nas refeições, tente planejar o cardápio da dieta semanalmente. Se possível, prepare os alimentos com antecedência e os conserve da melhor maneira para comer ao longo dos dias. Evite ficar na mesmice, alterne o cardápio para não fazer desse processo algo ainda mais desafiador.

Faça das refeições um momento de tranquilidade, isso facilita a digestão, além de beneficiar a saúde emocional. “Respire fundo algumas vezes antes da primeira mordida em cada refeição, comendo devagar e sem distração, sintonize como seu corpo se sente quando você come”, diz Yasmin Akhunji, especialista em tireoide.

A dieta é fundamental, mas a alimentação não deve ser restrita. Inclua alimentos que considera saborosos, inclusive algum tipo de doce na sobremesa, às vezes. O importante é saber equilibrar e não exagerar na quantidade.

Coma com mais frequência

Para manter o bom funcionamento metabólico, London sugere comer a cada três ou quatro horas. As refeições devem ser moderadas e conter nutrientes, principalmente proteínas e fibras, que ajudam a dar saciedade e suprir as necessidades do organismo. De acordo com a especialista, a consistência é fundamental para uma rotina saudável e sem compulsões.

Beba água

Independente do seu objetivo, beba pelo menos dois litros de água diariamente, porque o consumo é fundamental para o funcionamento correto do organismo.

“Embora não haja uma ligação direta entre água e perda de peso, se manter devidamente hidratada te deixa alerta, energizada e faz com que tudo funcione corretamente em seu corpo – da temperatura a digestão e muito mais”, explica a nutricionista.

Pratique exercícios regulares e durma bem

Alie a dieta com exercícios físicos diários, sem se limitar aos abdominais. De acordo com a especialista, treinamento cardiovascular e de força são fundamentais para eliminar a gordura abdominal e ajudar na qualidade do sono.

Dormir bem também é uma parte importante no processo de emagrecimento. “Mudanças em seus padrões de sono também podem estar relacionadas às alterações hormonais. Vale aumentar gradualmente seu nível de atividade por meio de uma mistura de treinamento de força e cardio, que ajudam a construir massa corporal magra e eliminar as gorduras, além de promover a queima de energia em repouso e contribuir para melhor qualidade do sono”, explica.

Tente não se estressar

“Quando o cortisol – hormônio do estresse – está cronicamente elevado, é possível notar distúrbios do sono, ganho de peso, fraqueza muscular, alterações de humor, ansiedade e fadiga”, explica o Dr. Akhunji. A prática de atividades físicas também pode aliviar o estresse, vale aderir também aos exercícios de meditação e terapia para melhor resultado.

As dicas apresentadas não substituem a consulta com um especialista. Procure por profissionais capacitados para te orientar conforme suas necessidades particulares.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais