Quando damos início a um tratamento com alinhadores de dentes, uma coisa fica clara: é preciso ser responsável com a rotina diária, pois ela certamente vai mudar.
Conversando com usuários e especialistas, é comum notar que, boa parte dos pacientes acaba perdendo os aparelhos transparentes nas situações mais rotineiras.
“Tenho um paciente que frequentemente me procura porque seu cachorro comeu o alinhador. Outro caso é de uma menina que trocou com uma amiguinha da escola. O que não faltam são histórias curiosas”, diverte-se Caroline Aranalde, mestre em ortodontia e especialista da ClearCorrect.
As consequências da perda são diversas e incluem, muitas vezes, prejuízos financeiros, além de modificação no prazo do tratamento.
“Quando um paciente perde o alinhador, ele tem que comprar aquele produto novamente. Além disso, devido ao tempo que leva para que o novo item fique pronto, pode ser necessário regredir o processo com o uso do alinhador do passo anterior. E, caso tenha dispensado o anterior, o paciente tem um problema que se intensifica”, explica a profissional.
“No nosso caso, como a nossa indústria fica no Brasil a solicitação é mais rápida e, dependendo do caso, é possível passar para o alinhador que viria na sequência, antecipando o tratamento. Mas cada caso é um caso e deve ser estudado com um profissional”, salienta Caroline.
A pedido da reportagem, a especialista listou 5 dicas infalíveis para evitar a perda do alinhadores. Veja a seguir:
– Leve sempre o estojo (case) para onde for;
– Não deixe em qualquer móvel, principalmente, em lugares nos quais animais de estimação têm acesso;
– Ao sair de casa com a única finalidade de comer, como um piquenique, deixe o alinhador em casa;
– Em um restaurante ou à mesa com outras pessoas, evite embrulhar os alinhadores em guardanapos que podem ter facilmente confundidos com lixo;
– No caso de esquecer o estojo, e ser necessário embrulhar em algum papel ou tecido; guardar imediatamente na bolsa.