Já é novembro. Quase nove meses completos desde o começo da pandemia e quarentena no Brasil e tudo que mais queremos é que esta virada de ano seja também uma virada de vida. Que 2020 acabe e leve junto com ele tudo que passamos neste ano tão duro.

É difícil olhar para 2020 sem um aperto no coração, afinal, passamos quase que por completo enclausurados dentro de nossas casas, assistindo a tantos acontecimentos ruins. E, quando pensamos em Ano Novo, há uma urgência em viver, em sair. Uma pressa em alcançar o tempo “perdido” e sair por aí, explorando, viajando.

Ainda são épocas difíceis, limitadas e que nos exigem cuidados. Porém, seguindo protocolos de segurança e evitando festas e aglomerações, é possível programar uma virada de ano em lugares para acalmar a mente e recarregar a cabeça para começar 2021 com todas as forças.

  1. Vale Sagrado dos Incas (Peru)
Fotos Divulgação
O Peru já está recebendo turistas brasileiros. Imaginem um destino remoto e magnífico: Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas. Conhecer desde a história colonial de Cusco e a grandeza arquitetônica dos Incas em Machu Picchu, passando por aldeias remotas, sítios arqueológicos como Ollantaytambo, Moray, Chinchero e Pisac, até os pampas andinos e as montanhas Apus, consideradas na cultura da região como protetores das pessoas e da natureza. Onde ficar: Explora Hotel (já oferece pacote completo com explorações e hospedagem).

2. Chapada dos Veadeiros – Goiânia

Uma aura diferente. A sensação de entrar em Alto Paraíso – o portão do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é exatamente esta. O parque é reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela Unesco desde dezembro de 2001 e oferece mais de 2.000 cachoeiras catalogadas, numa região que segundo estudiosos, existe há pelo menos 1,4 bilhões de anos, das formações mais antigas do planeta. Onde ficar: Pousada Casa da Lua. Explorações: Travessia Ecoturismo.
3. Amazônia- Manaus

A viagem para a Amazônia é uma imersão num cenário nativo e selvagem. Viver dentro do Parque do Jaú por alguns dias, navegando e caminhando em contato com a natureza e com os nativos é um movimento disruptivo. É vivenciar um mundo diferente dentro do seu próprio país. A expedição Katerre opera apenas com grupos pequenos e em barcos com baixa emissão de poluentes fósseis, sonoros e orgânicos. São caminhos exclusivos e certas comunidades só recebem esta expedição para entrada nas comunidades.

4. Tulum (México)Tulum, a jóia do caribe mexicano, é uma rara cidade maia à beira-mar protegida por muralhas que fica cerca de 150 km da agitada Cancun, e é um dos destinos mais intrigantes do México. É uma mistura deliciosa de praias, um natural misticismo, ruínas e cavernas que guardam histórias incríveis. E sem dúvida alguma, essa mistura é de tirar o fôlego e um prato cheio pra quem gosta de aventura, pois é por ali que se encontram milhares de pontos de cenotes, uma fonte inesgotável para a prática de mergulho e de caving. Onde ficar: Hotéis em torno da zona arqueoógica ou Playa Paraíso.

5. Serra da Mantiqueira (São Paulo / Rio de Janeiro)

Os 500 km de cadeias montanhosas e florestas típicas da Mata Atlântica começam a menos de uma hora de São Paulo. A serra que se estende pelo estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tem uma infinidade de rios, cachoeiras, picos, mirantes e cidadezinhas charmosas, bem acessíveis de carro. Especificamente em São Bento do Sapucaí, Gonçalves ou São Francisco Xavier, a pedida é alugar uma casa nas proximidades destas cidadezinhas charmosas e curtir o visual e a natureza.