Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.
Já é novembro. Quase nove meses completos desde o começo da pandemia e quarentena no Brasil e tudo que mais queremos é que esta virada de ano seja também uma virada de vida. Que 2020 acabe e leve junto com ele tudo que passamos neste ano tão duro.
É difícil olhar para 2020 sem um aperto no coração, afinal, passamos quase que por completo enclausurados dentro de nossas casas, assistindo a tantos acontecimentos ruins. E, quando pensamos em Ano Novo, há uma urgência em viver, em sair. Uma pressa em alcançar o tempo “perdido” e sair por aí, explorando, viajando.
Ainda são épocas difíceis, limitadas e que nos exigem cuidados. Porém, seguindo protocolos de segurança e evitando festas e aglomerações, é possível programar uma virada de ano em lugares para acalmar a mente e recarregar a cabeça para começar 2021 com todas as forças.
Vale Sagrado dos Incas (Peru)
Os 500 km de cadeias montanhosas e florestas típicas da Mata Atlântica começam a menos de uma hora de São Paulo. A serra que se estende pelo estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tem uma infinidade de rios, cachoeiras, picos, mirantes e cidadezinhas charmosas, bem acessíveis de carro. Especificamente em São Bento do Sapucaí, Gonçalves ou São Francisco Xavier, a pedida é alugar uma casa nas proximidades destas cidadezinhas charmosas e curtir o visual e a natureza.