Os benefícios para a saúde do jejum intermitente foram recentemente divulgados em um novo estudo, publicado na revista “Nutrients”. A pesquisa acompanhou por três meses 30 participantes que praticaram jejum de 16 horas durante cinco dias por semana.

Apesar de dividir opiniões, os resultados demonstraram melhora na qualidade de vida. Leia aqui.

À IstoÉ, o médico especialista na prática Guilherme Galeazzi listou, além de indicadores de saúde, novidades estéticas, que ele observa em consultório, como a modelação do corpo.

Quais são as vantagens do jejum intermitente?

  •  O jejum intermitente é um ótimo aliado na queima de gordura. Além de diminuir a ingesta calórica, leva o organismo à utilizar a reserva de gordura como fonte de energia
  • Além do emagrecimento, conseguimos tratar a resistência insulínica, que é a grande causadora de Diabetes tipo 2.
  • Diminui a quantidade de gordura visceral e, consequentemente, previne doenças cardíacas, reduzindo a pressão arterial, o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos
  • Aumenta a longevidade, conforme citado no estudo
  • Melhora a disposição, conforme citado no estudo

Quem pode e quem não pode fazer?

Planejo o jejum dos meus pacientes personalizado, levando em conta hábitos, comorbidades e estágio da vida no qual se encontra. Traço os objetivos a serem alcançados e, a partir disso, defino qual será a meta calórica, última refeição, tempo de jejum, e, o mais importante, como sairá do jejum.

5 benefícios do jejum intermitente, segundo médico Guilherme Galeazzi
Médico Guilherme Galeazzi é especialista em prescrever o jejum intermitente