Saúde da mulher

5 alongamentos simples para aliviar a enxaqueca

Crédito: Pixabay

Para quem sofre de enxaqueca, a prática de yoga promete melhorias. Estudos indicam que aliar alguns exercícios de alongamento com o tratamento médico pode ser mais eficiente para o controle do problema. A prática reduz a frequência e a intensidade das dores de cabeça e diminui os hormônios do estresse, que podem intensificar o sintoma.

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Quando feito regularmente, o alongamento pode ajudar a acalmar o corpo e a mente, relaxar os músculos e liberar a tensão física. No entanto, nem todos os tipos de exercícios de são apropriados para o controle da enxaqueca. De acordo com a American Migraine Foundation, movimentos suaves são ideais. Sequências rigorosas com posturas intensas e complexas podem piorar o sintoma. Confira a seguir cinco movimentos simples e ideais para aliviar a dor de cabeça:

1. Flexão lateral de pescoço

A flexão lateral de pescoço é um alongamento suave que libera a tensão na região e na parte superior das costas. Veja como fazer:

Flexão lateral de pescoço (Crédito:Freepik)
  1. Comece sentado ou em pé. Mantenha a coluna ereta, relaxe os ombros e descanse os braços ao lado do corpo.
  2. Segure a parte superior da cabeça em direção ao braço que está erguido. Espere por 30 segundos, retorne à posição inicial e repita do outro lado.

2. Dobra para frente sentada

O ato de descansar a cabeça em algo pode ser muito reconfortante. É um elemento importante da dobra para frente sentada, também chamada de flexão para frente com duas pernas. A postura também relaxa os músculos inferiores. Veja como fazer:

Dobra para frente sentada (Crédito:Freepik)
  1. Sente-se no chão e estique as pernas para a frente. Coloque uma toalha ou cobertor dobrado sob as nádegas se precisar de apoio.
  2. Aponte os dedos dos pés para cima, como se as solas dos pés estivessem contra uma parede. Alongue a coluna.
  3. Se incline para a frente a partir dos quadris e desça até onde conseguir. Dobre os joelhos suavemente se for mais confortável.
  4. Se possível, deite a testa nas pernas e coloque as mãos nos pés. Segure por 30 segundos.

3. Postura da criança

A postura da criança é um movimento clássico de yoga, que alonga a parte superior das costas enquanto acalma a mente. Veja como fazer:

Postura da criança (Crédito:Freepik)
  1. Se ajoelhe no chão com as pernas afastadas na largura do tapete. Sente sobre as pernas e descanse as nádegas nos calcanhares.
  2. Abaixe o tronco entre as coxas, estendendo as mãos em direção ao topo do tapete. Coloque a testa no tapete e relaxe o pescoço, ombros e braços. Segure por 30 segundos. Outra opção é descansar os braços ao lado do corpo, com as mãos sob as nádegas e as palmas voltadas para cima.

4. Postura da linha na agulha

Se sentir que os ombros estão tensos, vale apostar na postura da linha na agulha para alongar a parte superior das costas. O movimento também envolve uma leve torção da parte inferior, liberando ainda mais a tensão. Veja como fazer:

Postura da linha na agulha (Crédito:Freepik)
  1. Comece de quatro. Coloque as mãos na largura dos ombros e os joelhos na largura do quadril. Mantenha a coluna neutra e descanse a parte superior dos pés no tapete.
  2. Estenda o braço direito sob o braço esquerdo. Abaixe a orelha direita e o ombro no tapete, mantendo os joelhos e os pés no lugar. Segure por 30 segundos.
  3. Volte para os quatro. Repita do outro lado.

5. Cachorro olhando para baixo

O alongamento cachorro olhando para baixo é outro clássico, pois alivia a dor da enxaqueca promovendo a circulação sanguínea na cabeça e liberando a tensão por todo o corpo. Veja como fazer:

Cachorro olhando para baixo (Crédito:Freepik)
  1. Comece de quatro. Coloque as mãos na largura dos ombros e os joelhos na largura do quadril. Mantenha a coluna neutra.
  2. Pressione as mãos no tapete e coloque os dedos dos pés sob. Levante os quadris para endireitar as pernas, mas evite travar os joelhos.
  3. Alongue a coluna, criando um “V” de cabeça para baixo com seu corpo. Alcance os calcanhares em direção ao chão. Segure por 30 segundos.

Inclua os alongamentos no dia a dia e procure por médicos e profissionais de yoga para te auxiliarem no tratamento ideal para sua enxaqueca.


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