Coluna: Gabriela Kapim

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.

5 alertas para quando você for ler o rótulo dos alimentos

SebraeTec-RO
Foto: SebraeTec-RO

Ler o rótulo é fundamental para saber exatamente o que está comprando e ingerindo. Geralmente o que se vê são embalagens sofisticadas, elaboradas para seduzir você e seu(sua) filho(a). Então que tal anotar esses alertas e prestar atenção neles quando for ler um rótulo? 

  • Se liga na lista de ingredientes: Quanto menos ingredientes melhor. E se na lista de ingredientes tiver muitos nomes que você desconhece e/ou são difíceis de ler, imagine para digerir! A quantidade de cada ingrediente é apresentada em ordem decrescente – o primeiro ingrediente da lista é o que tem em maior quantidade, e assim sucessivamente.
  • + REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
  • Porção na tabela nutricional: Não se apegue aos percentuais apresentados na tabela nutricional, eles obedecem a referência de uma dieta de 2.000 calorias e geralmente não correspondem ao pacote inteiro e sim apenas a 1 porção. Então imagine ajustar esses números para o perfil de seu(sua) filho(a)? Eles vão se tornar ainda mais perigosos.  
  • Os disfarces do açúcar: O açúcar pode aparecer com diferentes nomes na lista de ingredientes e muitas vezes é possível encontrar 2 ou 3 tipos de açúcar diferentes em um mesmo pacote. Alguns desses disfarces são: maltodextrina, sacarose, glicose, frutose, lactose, glucose, dextrose, xarope de milho, açúcar invertido… é tudo açúcar.
  • Pegadinha de Marketing: Além de apelar para embalagens lindas e atraentes, e muitas vezes usar personagens queridos das crianças, algumas marcas anunciam seus produtos como integrais, assados ou sem gordura trans… Porém, quando se lê o rótulo com atenção, o primeiro  ingrediente da lista é farinha de trigo branca, a quantidade de fibras na tabela é muito baixa descaracterizando um produto integral. Em alguns produtos, é possível observar 3 tipos de óleos diferentes em uma única embalagem, além de realçadores de sabor, e outros aditivos químicos.

    + Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho