5 alertas para quando você for ler o rótulo dos alimentos

Crédito: SebraeTec-RO

(Crédito: SebraeTec-RO)


Ler o rótulo é fundamental para saber exatamente o que está comprando e ingerindo. Geralmente o que se vê são embalagens sofisticadas, elaboradas para seduzir você e seu(sua) filho(a). Então que tal anotar esses alertas e prestar atenção neles quando for ler um rótulo? 

  • Se liga na lista de ingredientes: Quanto menos ingredientes melhor. E se na lista de ingredientes tiver muitos nomes que você desconhece e/ou são difíceis de ler, imagine para digerir! A quantidade de cada ingrediente é apresentada em ordem decrescente – o primeiro ingrediente da lista é o que tem em maior quantidade, e assim sucessivamente.
  • + REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
  • Porção na tabela nutricional: Não se apegue aos percentuais apresentados na tabela nutricional, eles obedecem a referência de uma dieta de 2.000 calorias e geralmente não correspondem ao pacote inteiro e sim apenas a 1 porção. Então imagine ajustar esses números para o perfil de seu(sua) filho(a)? Eles vão se tornar ainda mais perigosos.  
  • Os disfarces do açúcar: O açúcar pode aparecer com diferentes nomes na lista de ingredientes e muitas vezes é possível encontrar 2 ou 3 tipos de açúcar diferentes em um mesmo pacote. Alguns desses disfarces são: maltodextrina, sacarose, glicose, frutose, lactose, glucose, dextrose, xarope de milho, açúcar invertido… é tudo açúcar.
  • Pegadinha de Marketing: Além de apelar para embalagens lindas e atraentes, e muitas vezes usar personagens queridos das crianças, algumas marcas anunciam seus produtos como integrais, assados ou sem gordura trans… Porém, quando se lê o rótulo com atenção, o primeiro  ingrediente da lista é farinha de trigo branca, a quantidade de fibras na tabela é muito baixa descaracterizando um produto integral. Em alguns produtos, é possível observar 3 tipos de óleos diferentes em uma única embalagem, além de realçadores de sabor, e outros aditivos químicos.

    + Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.