Ler o rótulo é fundamental para saber exatamente o que está comprando e ingerindo. Geralmente o que se vê são embalagens sofisticadas, elaboradas para seduzir você e seu(sua) filho(a). Então que tal anotar esses alertas e prestar atenção neles quando for ler um rótulo? 

  • Se liga na lista de ingredientes: Quanto menos ingredientes melhor. E se na lista de ingredientes tiver muitos nomes que você desconhece e/ou são difíceis de ler, imagine para digerir! A quantidade de cada ingrediente é apresentada em ordem decrescente – o primeiro ingrediente da lista é o que tem em maior quantidade, e assim sucessivamente.
  • + REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
  • Porção na tabela nutricional: Não se apegue aos percentuais apresentados na tabela nutricional, eles obedecem a referência de uma dieta de 2.000 calorias e geralmente não correspondem ao pacote inteiro e sim apenas a 1 porção. Então imagine ajustar esses números para o perfil de seu(sua) filho(a)? Eles vão se tornar ainda mais perigosos.  
  • Os disfarces do açúcar: O açúcar pode aparecer com diferentes nomes na lista de ingredientes e muitas vezes é possível encontrar 2 ou 3 tipos de açúcar diferentes em um mesmo pacote. Alguns desses disfarces são: maltodextrina, sacarose, glicose, frutose, lactose, glucose, dextrose, xarope de milho, açúcar invertido… é tudo açúcar.
  • Pegadinha de Marketing: Além de apelar para embalagens lindas e atraentes, e muitas vezes usar personagens queridos das crianças, algumas marcas anunciam seus produtos como integrais, assados ou sem gordura trans… Porém, quando se lê o rótulo com atenção, o primeiro  ingrediente da lista é farinha de trigo branca, a quantidade de fibras na tabela é muito baixa descaracterizando um produto integral. Em alguns produtos, é possível observar 3 tipos de óleos diferentes em uma única embalagem, além de realçadores de sabor, e outros aditivos químicos.

    + Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho