Quem é
O jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra, é editor-chefe do jornal O Distrital. Atua nos bastidores da política na capital federal desde 1995. Sombra é uma das principais peças do quebra-cabeça da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que desmantelou o esquema de corrupção no Distrito Federal em novembro de 2009. Foi ele que convenceu o ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, a delatar o esquema de corrupção à polícia. Barbosa é o autor dos vídeos que mostram deputados aliados e o próprio governador José Roberto Arruda recebendo dinheiro que seria para o pagamento de propina.

O que fez
No dia 21 de janeiro, Sombra procurou a Polícia Federal dizendo ter sido vítima de tentativa de suborno. Afirmou que Arruda usou três intermediários para contatá-lo: o deputado distrital Geraldo Naves (DEM), o secretário de Comunicação Weligton Moraes e o fucionário público aposentado Antônio Bento. Sombra entregou à PF vídeos gravados por ele com Moraes e Bento. A partir dali, os policiais passaram a acompanhar a negociação. Bento foi preso em flagrante ao tentar entregar uma sacola com R$ 200 mil a Sombra.

O que diz
Sombra afirma que Arruda estaria disposto a pagar R$ 1 milhão caso ele assinasse uma carta alegando que os vídeos do mensalão do DEM, entregues à PF por Durval Barbosa, foram editados para prejudicá-lo. E, também, providenciasse gravações que incriminassem Valério Neves, braço-direito de Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal.