Comportamento

Viagem no cinema

Roteiros de turismo ligados a filmes campeões de bilheteria conquistam os fãs

Após ter participado de locações para os primeiros filmes da série Harry Potter, a cidade de Gloucester, na Inglaterra, volta a receber a milionária produção que conta a história do jovem bruxo. O sexto longa, Harry Potter e o enigma do príncipe, já começou a ser filmado e o trio Harry, Hermione e Rony deve atuar na catedral de Gloucester no final do ano. O anúncio é recente e os moradores estão comemorando: a região terá o dinheiro dos fãs que têm se deslocado pelo Reino Unido para conhecer os ambientes em que a saga é rodada.

Utilizar o cinema como estratégia de marketing virou uma arma importante para o turismo britânico. Estimativa do VisitBritain, órgão do governo, aponta que um a cada cinco visitantes estrangeiros faz seu passeio de olho em algum cenário associado a um filme ou série de tevê. A agência tem um site dedicado aos roteiros que incluem atrações dos cinemas. Um chamariz da temporada é Elizabeth – The golden age (A era dourada, em tradução livre), com estréia no Brasil prevista para janeiro. O filme narra a vida da rainha Elizabeth I e foi feito em diversos pontos turísticos, como o castelo de Leeds. Não é a primeira vez que a sétima arte impulsiona os viajantes. Com a trilogia O senhor dos anéis, a Nova Zelândia chama atenção até hoje. E O código da Vinci levou agências de viagens a criar pacotes que incluíam referências à trama.

No caso de Harry Potter, o interesse se dirige a castelos e catedrais e à Universidade de Oxford (na qual são gravadas cenas da fictícia escola Hogwarts). Edimburgo, a cidade escocesa em que vive a criadora da série, J.K. Rowling, também atrai. Em julho, um grupo de 30 brasileiros cumpriu esse trajeto. “Planejamos outro pacote para a estréia do sexto filme, em novembro de 2008”, diz Celso Takahashi, diretor da agência CI, que organizou o passeio dos fãs. Se depender das atuais locações, Gloucester pode ser acrescida à agenda.