Foi-se o tempo em que os cruzeiros marítimos remetiam à imagem de viagens entediantes, elitistas e para a terceira idade. Hoje, há uma enorme oferta de cruzeiros temáticos, repletos de atrações e destinados a pessoas de todos os gostos e idades. Há opções para jovens solteiros em busca de badalação, para quem curte malhar, dançar ou gosta de shows ao vivo e para quem aprecia um bom vinho e se interessa por gastronomia. “Os cruzeiros temáticos ampliaram o perfil do público das viagens de navio no Brasil”, diz Francisco Ancona Lopes, consultor de marketing da Costa, uma das três operadoras estrangeiras que funcionam no País. “Neles, as pessoas curtem a viagem de navio, com o conforto e os serviços normais, e ainda realizam atividades específicas de seu interesse.” Os preços de pacotes de viagens temáticas não diferem dos das regulares.

Aberta na semana passada, a temporada brasileira de cruzeiros se estende até abril e deve alcançar este ano 400 mil passageiros. Cerca de 20% deste total escolherá uma das 22 opções de viagem com tema oferecidas pelas operadoras. O primeiro cruzeiro temático a ganhar os mares brasileiros foi o de “Fitness”, lançado pela Costa em 1994. É uma verdadeira academia flutuante, onde os passageiros fazem ginástica durante o dia e participam de festas animadas durante seis noites, com partida de Santos ou do Rio de Janeiro e passagens por Ilhéus, Salvador e Ilhabela. O preço varia de US$ 829 a US$ 2.529. Neste verão, há duas novidades: uma é “Tango, Milonga, em Buenos Aires”, em que o passageiro terá aulas com renomados professores argentinos e fará um pernoite em Buenos Aires; e a outra é o Gourmet, que contará com a presença de cinco chefs conceituados, como Flávia Quaresma.

Com dez cruzeiros temáticos, a Sun&Sea é a campeã de oferta da temporada. Um dos mais inusitados é o “Singles Cruise”, direcionado para solteiros. Nessa viagem, as pessoas são estimuladas a se confraternizar a bordo para, quem sabe, encontrar a sua alma gêmea. As inovações ficam por conta do “Energia na Véia” – 72 horas de flashback em alto-mar – e o “Cruzeiro com Fábio Jr.”, com direito a show do cantor. “Os temas são pensados a partir de oportunidades e parcerias com a intenção de oferecer algo a mais ao viajante”, diz Ricardo Amaral, diretor de marketing da empresa. Na MSC, são seis cruzeiros de cinco temas. O “Baila Comigo”, viagem dançante de maior sucesso temático da companhia, terá duas saídas. Três outros estão em sua primeira edição, “Mar&Ação”, “Beleza sem Fronteiras” e “Qualidade de Vida”. Esse último acontecerá no navio MSC Opera, pela primeira vez no País. Com capacidade para 2.055 passageiros em 857 cabines, possui teatro para 713 pessoas, piscinas, sauna e academia. Nessa viagem, por sete noites, o passageiro poderá cuidar do corpo e da mente. Vinte profissionais da área realizarão palestras, aulas, vivências e workshops sobre o tema. Nada melhor que recarregar as baterias com uma bela vista e no balanço do mar.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias