A inflação de 0,75% medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em janeiro foi a maior taxa mensal apurada desde maio de 2008, quando o índice subiu 0,79%, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA também ficou acima do apurado em janeiro do ano passado, quando registrou alta de 0,49%.

Com o resultado, a inflação acumulada nos 12 meses encerrados em janeiro deste ano atingiu 4,59%, uma taxa maior que a acumulada até dezembro de 2009, quando foi de 4,31%.

De acordo com o IBGE, as tarifas de ônibus urbanos puxaram o índice em janeiro. Elas subiram 3,90% e representaram a principal contribuição individual (0,14 ponto porcentual) no IPCA do mês. A segunda maior contribuição individual foi dada pelos combustíveis, que subiram 2,08%, com impacto de 0,10 ponto porcentual na taxa mensal.

Alimentos

O grupo de alimentos e bebidas registrou variação positiva de 1,13% em janeiro, ante alta de 0,24% em dezembro, segundo o IBGE. Com a aceleração de preços registrada no mês passado, esse grupo contribuiu sozinho com um terço – ou 0,25 ponto porcentual – da inflação de janeiro, de 0,75%.

Segundo os técnicos do IBGE, "a subida dos alimentos pode ser explicada, principalmente, pela ocorrência das chuvas que vêm afetando desfavoravelmente as lavouras de importantes polos produtores". O grupo dos produtos não alimentícios registrou alta de 0,64% em janeiro, ante 0,41% em dezembro.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.