WEBER PADUAVinte dias após o lançamento da versão teste no Brasil, em novembro de passado, o site de relacionamentos MySpace já havia conquistado 300 mil brasileiros. Um mês depois, este número chegou a 1 milhão. A rápida adesão sugere que o Orkut – em decadência no Exterior – corre o risco de ir pelo mesmo caminho no Brasil, onde reúne 60% do total dos seus usuários no mundo. A principal diferença entre os dois é a linha cool adotada pelo MySpace, que aproxima o internauta das suas bandas de música e artistas preferidos, contra a imagem massificada do Orkut. E, claro, o fato de ser novidade.

O declínio do Orkut no Exterior foi comprovado por uma pesquisa da Nielsen/NetRatings, divulgada em agosto de 2007, que mostrou que o site saiu do ranking das dez maiores redes sociais da internet. Embora no Brasil ele ainda seja o carro-chefe, com confortáveis 34 milhões de associados, perdeu a aura de exclusivo e interessante. Para evitar a fuga de usuários para outras redes sociais, o Orkut inovou a sua plataforma oferecendo recursos de vídeo, mais espaço para imagens e coibiu mensagens com vírus e cópia de fotos.

Ao contrário do Orkut, infestado de perfis falsos de pessoas famosas, bandas e artistas brasileiros aderiram ao MySpace Brasil. Entre os perfis autênticos, estão o CPM 22, Pato Fu, Capital Inicial, Skank, Sepultura, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Zizi Possi e Vanessa da Mata. Nas páginas, os fãs podem baixar músicas, ter acesso às novidades exclusivas e, claro, interagir com o artista. E o músico ainda pode ampliar a divulgação dos seus projetos. Após a criação do perfil no MySpace, Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, diz que já recebeu diversos convites para shows do seu trabalho solo e da sua outra banda, a Let’s Presley. “A aceitação tem sido ótima. É uma excelente ferramenta de divulgação para os novos artistas e trabalhos ainda pouco conhecidos”, afirma.

Badauí, vocalista da banda CPM 22, ainda aposta na seleção de público no site. “O legal é que quem entra lá está mais antenado com a música, é um fã direcionado. E o artista ainda faz contato com bandas do mundo inteiro”, comenta. A divulgação é garantida. As bandas Cansei de Ser Sexy e Arctic Monkeys são exemplos do poder do MySpace, quando foram surpreendidas com a quantidade de fãs nos shows, que conheceram as músicas através da rede social. O MySpace ainda promete ser ágil na limpeza das páginas falsas e de conteúdo ofensivo. “O nosso protocolo de segurança prevê uma checagem diária. Um perfil falso pode ser retirado em até 15 minutos”, diz Emerson Calegaretti, diretorgeral da empresa.

NA REDE Cantores e bandas, como Skank, têm perfis no site

MySpace X Orkut
O MySpace, criado em 2004, recebe em todo o mundo cerca de 110 milhões de visitantes por mês e 50 mil novos perfis por dia. São mais de seis milhões de bandas internacionais e 55 mil brasileiras. Oferece rede interativa de fotos, blogs, sistema interno de e-mails, fóruns, arquivos de MP3 e o link “shows secretos”, que divulga apresentações exclusivas e gratuitas das bandas para os usuários.

O Orkut, também criado em 2004, reúne 57 milhões de usuários, sendo 34 milhões de brasileiros. Permite a criação de comunidades temáticas, acesso às atualizações da rede de amigos, postagem de imagens, áudio e vídeos do YouTube, mensagens individuais e coletivas, além de estar interligado às ferramentas de pesquisa do Google e ao Gmail.