As pernas – pelo menos as mais em forma – deverão ser as grandes estrelas da primavera e do verão. Os estilistas não têm dúvida: os vestidos curtos, mínis e até as microssaias darão o tom de sensualidade na moda das duas estações. A ordem é subir a barra, usar pouco pano. O cenário já está montado para o retorno triunfal da minissaia, a famosa criação da estilista inglesa Mary Quant que saiu do elegante bairro londrino de Chelsea há exatas quatro décadas para se transformar em um dos principais ícones da liberdade feminina do século XX.

As peças curtas retornam em versões tropicais, coloridas e em múltiplas texturas. Mas será que qualquer mulher pode usar as bainhas desafiadoras? Com sensatez e elegância, sim. “Não existe regra. O importante é ter estilo. O curto é para quem confia nas suas pernas bonitas. Afinal, é para lá que vão olhar”, diz o estilista Carlos Miele, que acaba de apresentar sua coleção em Nova York. Sobre ela, Godfrey Deeny, editor do celebrado site Fashion Wire Daily, comentou: “Miele acerta o alvo com seus vestidos sexies e provocantes, não ultrapassando o limite da vulgaridade.”

Se antes as mínis eram escolhidas apenas pelas adolescentes, hoje até as mais supostamente comportadas arriscam usar uma. Mas é preciso ter bom senso. “Se a barra
é curta, escolha para a parte de cima uma peça mais solta e comprida”, ensina Miele. Nada de tops, portanto. “E cuidado para não exagerar no decote, tornando o look vulgar”, aconselha a estilista Cris Barros, que também incluiu várias peças curtas em sua nova coleção. Outra dica: sandália alta com roupa curta é para a noite. À luz do dia, o melhor é apostar nas baixas, mais práticas e confortáveis.

O cuidado deve ser redobrado na hora de arriscar uma micro. Aquela que se não sentar direito oferece visão panorâmica. A modelo Luma de Oliveira e a atriz Luana Piovani sabem bem o que é isso. A peça cai bem apenas em ocasiões especiais, como no palco ou em uma daquelas festas em que se pretende arrasar, no melhor estilo femme fatale. Também podem desfilar pelas praias por cima de um biquíni. Mesmo porque, nas areias escaldantes, mostrar um pouquinho a mais de pano não fará mal a ninguém.