O estilo de vida náutico sempre envolveu glamour. Durante o dia, os prazeres do sol e do mar. À noite, o sossego da casa de praia ou o conforto de um hotel. Ao menos, era assim que muitos brasileiros encerravam a jornada, deixando os barcos atracados, vazios. Essa tradição está mudando. A sofisticação e a beleza dos ambientes e o conforto nos espaços internos e externos das embarcações se tornaram pontos valiosos na hora em que a família decide comprar um modelo. Se a sala é bonita e aconchegante como se fosse o próprio lar, o desejo de permanecer a bordo aumenta. É isso que o setor tem percebido. “Trabalho há 22 anos no mercado e a decoração nunca esteve tanto em alta”, afirma Ana Cláudia Moreno, decoradora naval que vive na ponte aérea Rio–São Paulo para atender seus clientes.

Uma análise das atrações da nona edição do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, revela essa tendência. O requinte e a funcionalidade estão presentes em modelos de todos os portes e feitios. “Uma linha de barcos em expansão é a dos que têm teto aberto. Eles mostram muito conforto”, comenta Ernani Paciornik, presidente do Grupo 1 Editora, a organizadora do evento. Um dos lançamentos da feira, que será realizada de 5 a 10 de outubro, é o Atlantis, da Intermarine. Com mais de 15 metros de comprimento, área de comando a céu aberto e solário na proa e na popa, o barco bem poderia atrair olhares apenas por seu design externo. Mas o interior também é de arrebatar: a suíte principal oferece vista para o mar por meio de janelas amplas. A Intermarine, que não divulga preços, apresenta ainda um portento de 60 pés e design italiano, o 600 Full. O estaleiro destaca a parte interna como um diferencial do modelo. O desenho de armários, suítes e banheiros e o aproveitamento de móveis com múltiplas funções oferecem ambientes mais leves e arejados, ideais para o relaxamento.

Outra novidade do salão é a Phantom 480, da Schaefer, também sem preço revelado. O barco de 48 pés abriga 16 passageiros. Em sua ampla variedade de itens a bordo, o barco dispõe de cafeteira, ice maker, tevê LCD e DVD no salão e mais três tevês LCD nas cabines. Esse tipo de aparelho é perfeito para o veículo que necessita aproveitar bem o espaço. “Os modelos estão mais equipados. Televisão de plasma e sistema de som moderno exigem somente que a instalação seja mais cuidadosa. Tudo o que cabe na casa cabe no barco”, explica Marcelo Galvão Bueno, sócio da Regatta, empresa que comercializa embarcações. Vale lembrar que mesmo o material que compõe a decoração se sofisticou. O acabamento em madeira é mais resistente à ação da maresia. Os tecidos sintéticos mais utilizados, como o ultra leather (uma imitação de couro), suportam melhor o ambiente marinho. “As pessoas gostam de modernidade e praticidade”, completa Ana Cláudia.

Há também quem aprecie luxo. Miss Stefanie é um iate de 82 pés, construído em aço. Foi projetado pelo pai da garota Stefanie, o engenheiro naval Ronald Barton. “É um sonho realizado. Foram três anos de projeto e muito trabalho”, diz. Experiente no setor, ele produziu diversas embarcações, mas esta é a maior que construiu. O iate tem capacidade para oito pessoas mais quatro tripulantes e autonomia para 2.500 milhas, o suficiente para navegar entre São Paulo e Fernando de Noronha. São quatro suítes com o pé-direito de 2,20 m. Na master, há cama de casal king size, home theatre e banheiro com hidromassagem. Na proa, há um salão íntimo com sofá king size, tevê de tela de plasma e lavabo. E é possível tomar um drinque dentro da embarcação com uma vista panorâmica de 180 graus. Com essas regalias, o preço do barco também é oceânico. Em exposição no Posto Marina de Astúrias, no Guarujá (SP), está à venda por US$ 3,5 milhões.