Impunidade

Passados 28 anos da morte violenta de Chico Mendes, o Brasil voltou a ocupar a primeira página do “Washington Post” com a denúncia da ONG Global Witness, de que 157 ambientalistas foram assassinados aqui, entre 2010 e 2014 – recorde no planeta

Passados 28 anos da morte violenta de Chico Mendes, o Brasil voltou a ocupar a primeira página do “Washington Post” com a denúncia da ONG Global Witness, de que 157 ambientalistas foram assassinados aqui, entre 2010 e 2014 – recorde no planeta. Em segundo lugar está Honduras, com 103 mortes de defensores do meio ambiente no período. As maiores vítimas em nosso País foram os indígenas e 90% dos criminosos saíram impunes.

BOE-05-IE.jpg

Ministério Público
Vida dura

Arquivado no Conselho Superior do Ministério Público, o processo contra o procurador da República Douglas Kirchner pode parar no Conselho Nacional do MP, possivelmente levado por um dos quatro votos vencidos no primeiro julgamento. Não há grau de subordinação entre os dois colegiados, daí o movimento causar estranheza. Kirchner investiga o ex-presidente Lula no caso de tráfico de influência envolvendo o BNDES e foi acusado no MPF de consentir com castigos praticados contra a mulher Tamires, em culto na igreja que freqüentavam, em Porto Velho (RN), em 2012.

Agricultura
Ração cara

O governo discute um pacote de ajuda aos agricultores e empresas que dependem do milho. A quebra na safra do produto vai ser grande este ano, em função do clima, sobretudo em Mato Grosso, maior região produtora. O estoque nos armazéns oficiais está muito baixo. Uma das idéias é reduzir a quase zero o imposto de importação, facilitando a chegada do grão dos EUA, Argentina e Paraguai, principalmente.

BOE-06-IE.jpg

Justiça federal
Na dele

Ao embarcar em São Paulo com destino a Curitiba na terça-feira 29, o juiz Sérgio Moro ganhou aplausos dos passageiros – os mais entusiasmados pediram uma selfie. Ele não demonstrou ter sido “picado pela mosca azul”, como diz Lula. Pelo contrário, assim que sentou em sua poltrona abriu um livro e foi lendo durante o trajeto.

Advogados
Entrou na briga

Na quarta-feira 30, o Instituto dos Advogados de São Paulo aprovou o ingresso da entidade como “Amicus Curiae” na reclamação impetrada no STF pelo PPS, contra a nomeação do subprocurador geral da República Eugênio Aragão para o cargo de ministro da Justiça. Para reforçar o peso da argumentação no Supremo, o conselho do IASP, que reúne a nata da advocacia paulista, encomendou pareceres pelo impedimento aos juristas Eduardo Muylaert e Adilson Dallari.

BOE-01-IE.jpg

Brasil
Sentido!!!

Baixou a guarda o coronel Adilson Moreira ao atacar Dilma Rousseff em mensagem a subordinados, na qual também anunciou deixar o comando da Força Nacional de Segurança Pública. Dificilmente escapará de “censura pública”, em caso de queixa à Comissão de Ética da Presidência da República. No Artigo 12, o Código de Conduta da Alta Administração Federal “veda à autoridade pública opinar sobre a honra e o desempenho de outra autoridade pública”. O caso deve ser analisado sob a ótica da perturbação à segurança nacional.

Política
Efeito bumerangue

O PT discute a retirada de todos os secretários nos governos de grandes capitais onde vigorar a coalizão com o PMDB. É a política do “vento que venta cá, venta lá”.

STF
Rivalidade perigosa

Presente no jogo do Flamengo contra o Vasco no Mané Garrincha, na quarta-feira 30, o ministro Marco Aurélio Mello (STF) viu mais do que dois adversários em campo. Foi testemunha de interesses antagônicos nas arquibancadas. Faixas com os dizeres “Não vai ter golpe” eram arrancadas a força e apareciam em outras áreas da arena. O mesmo com as que estampavam “Fora Dilma”. Marco Aurélio defende um diálogo urgente entre os Poderes que recoloque o País no eixo, tire a população do sufoco e evite indesejáveis conflitos sociais.

BOE-02-IE.jpg

Política
De vice para vice

Se Michel Temer (SP) suceder Dilma Rousseff, como é o seu sonho, ele não continuará no comando do PMDB. Passará o bastão para o seu imediato Romero Jucá (RR).

Esporte
Do Rio para Londres

Como estratégia de globalização, o Manchester United promoverá mega evento na Praia de Copacabana, no domingo 10. Em telão será exibido jogo do time patrocinado pela Chevrolet contra o Tottenham, pelo campeonato inglês. Terminada a partida começa um torneio de futebol de areia, de três contra três. Os vencedores irão para Londres assistir a uma partida do Manchester, no tradicional estádio Old Trafford.

Itamaraty
Obama
na frente
Dilma Rousseff está tão aturdida com a crise política que esquece as obrigações globais. Ao contrário de outros países, como os EUA, o Itamaraty não divulgou uma linha saudando a sentença do Tribunal Penal Internacional condenando Jean-Pierre Bemba, ex-vice-presidente do Congo, por atrocidades cometidas na África de 2002 a 2003. Em mensagem ao TPI, Barack Obama considerou a sentença “um marco por atingir comandante militar que sabia ou deveria saber sobre a violência sexual e falhou em agir”.

BOE-03-IE.jpg

Igreja
Velhinhos de fé

Um curioso levantamento sobre o envelhecimento da Igreja Católica no Brasil acaba de ficar pronto. Aposentados pelo Vaticano vivem no País hoje cerca de 150 bispos eméritos – estão fora das atividades religiosas oficiais por terem mais de 70 anos. A estrela do grupo é Dom José Pires, 97 anos, primeiro bispo negro do Brasil. Depois, Dom Paulo Evaristo Arns, 94 anos, Dom Pedro Casaldáliga, 88 anos, e uma longa fileira de grandes pastores. Que Deus os conserve!!

Alimentos
O valor da origem

Comer uma castanha-do-brasil por dia não pode ser uma recomendação generalizada, alerta a Embrapa. Dependendo onde se vive, talvez seja preciso ingerir mais. Os níveis de selênio no produto variam de região para região, segundo pesquisa em curso na estatal. As castanhas do Amazonas e do Amapá, por exemplo, têm 30 vezes mais selênio do que as do Mato Grosso e Acre. É bom a partir de agora o consumidor prestar atenção na origem do produto, para se manter saudável.

Música
Entre elas

Quando voltar ao Rio de Janeiro vinda dos EUA, onde foi festejar 23 anos, Anitta terá uma surpresa. Na terça-feira 22, a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reverteu decisão de primeira instância, favorável a cantora, determinando nova perícia e coleta de provas em ação que envolve a música “Show das Poderosas”. Uma compositora humilde de nome Jane alega em juízo que o maior sucesso de Anitta é plágio de sua obra “Corpo de Mola”. 

BOE-04-IE.jpg

 

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Veja as motos maxtrail mais vendidas em 2020

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago



Mais posts

Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.