Um arbusto pouco conhecido por aqui é a mais nova promessa de tratamento de alguns dos tormentos vividos na cama pelos casais: a impotência e a falta de libido. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso do fitoterápico Hakop para melhoria das funções sexuais, como apregoa o laboratório Tiaraju, fabricante do produto. O remédio funciona à base de extrato seco de Tribulus terrestris, mais conhecido na Europa e na Ásia. O medicamento já está nas farmácias, mas será oficialmente lançado em maio, durante um evento focado em produtos naturais, a Natural Tech, em São Paulo.

Na Bulgária, onde o Tribulus é famoso, diversas pesquisas apontam que a responsável pelo sucesso do fitoterápico é a substância protodioscina. No caso do combate à impotência, estudos em animais mostraram que o composto agiu sobre os mecanismos da ereção. Isso porque teria ajudado na produção de células sanguíneas, contribuindo indiretamente para a manutenção do estado erétil (a entrada de sangue nas estruturas penianas promove o enrijecimento). Além disso, o princípio ativo teria aumentado a produção de substâncias precursoras da testosterona e do estrógeno, hormônios associados ao desejo. “Esse é um diferencial do Tribulus. Há remédios para a ereção. Mas a planta pode ser usada também para aumentar o desejo e o impulso sexual”, diz o ginecologista Décio Alves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pesa contra esse Viagra natural – como também é conhecido o arbusto – a
falta de pesquisas de grande porte ou conduzidas por centros renomados.
Por isso, os efeitos do Tribulus não são consenso. “Não conheço estudos importantes sobre o assunto. Fico preocupado com a real eficácia de um produto desses”, afirma o urologista Eric Wroclawski, da Faculdade de Medicina do ABC (SP). Outro fato a ser considerado é que o fitoterápico não tem resultado imediato. Para que ele promova os efeitos anunciados é necessário consumir uma cápsula quatro vezes por dia durante cerca de dois meses. Ou seja, não dá para tomar o remédio para garantir que aquela noite seja perfeita. A terapia deve ser indicada
por um especialista. É bom também consultar o bolso. A caixa de Hakop varia
entre R$ 55 (60 cápsulas) e R$ 94 (120).