ESPORTES
Parceria

Novo patrocinador da Ferrari, o Banco Santander vai investir em paralelo em Felipe Massa. Os campeonatos Formula Future Fiat e Trofeo Linea, que o piloto promoverá no Brasil a partir de abril do ano que vem, terão forte apoio da instituição financeira espanhola, que exibirá sua marca com destaque em todos os circuitos em que as provas serão disputadas. O investimento deve chegar à casa do milhão de reais.

CULTURA
Deu adeus

Miguel Falabella desceu a serra. Ele vendeu o sítio que tinha na região serrana de Araras. Sem tempo para curtir o local, o ator cultuará a natureza agora nas varandas de sua cobertura em Ipanema, com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e o verde do Jardim Botânico.

FOTOS: WELLINGTON CERQUEIRA; BIO BARREIRA; SHUTTER

VAREJO
Deu rolo

A Abrafarma, entidade que reúne 28 das maiores redes de farmácias do País, ingressou com ação na Justiça para anular decisão da Anvisa que obriga a venda de remédios como analgésicos e antitérmicos só atrás do balcão. Também questiona o veto ao comércio de produtos de conveniência nesses estabelecimentos, a partir de fevereiro de 2010. A Abrafarma entende que as atividades são reguladas pelo Legislativo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

POLÍCIA
Coisa de pecador

Uma nova modalidade de furto cresce no Rio de Janeiro. Ladrões têm invadido igrejas – sobretudo evangélicas -, das quais levam equipamentos de som, sempre fáceis de carregar. Os pastores não costumam dar queixa nas delegacias de polícia, mas têm certeza de que o que perderam anima os bailes nas favelas cariocas.

TRANSPORTES
Agora vai

A Agência Nacional de Transportes Terrestres abrirá concorrência para licitar os serviços rodoviários de transportes interestadual e internacional de passageiros até 31 de julho do ano que vem. Faltam competição e ordem no setor. A decisão é do TCU, que também definiu o prazo de 31 de dezembro de 2010 como data-limite para que a autorização especial de transporte que a agência vem emitindo tenha validade.

ECONOMIA
Sinal vermelho

No auge da crise mundial, em maio, o governo federal anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para a renovação da frota de ônibus em todo o País. Quase seis meses depois, nenhum centavo saiu dos cofres públicos. A Caixa Econômica não fixou as regras do financiamento com recursos do FGTS.

MULHERES
Mãos dadas

Brasil, Argentina e Paraguai anunciam na quarta-feira 4, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, a criação de um núcleo de proteção à mulher. Segundo Nilcéa Freire, secretária especial de Políticas para as Mulheres, das 600 pessoas atendidas nos últimos quatro meses na Casa do Migrante, no Paraná, 56,5% eram do sexo feminino – muitas fugindo de bandidos que as agrediam e queriam traficá-las.

FOLHETIM
Perigosas paixões

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo está às voltas com um caso delicado. Trata-se de um adultério envolvendo o chefe de importante divisão e a mulher de outro delegado. Com e-mails anônimos, o transtornado marido passou a ameaçar de morte o rival. Este reagiu grampeando o seu computador com o vírus Cavalo de Troia. A amante participou da operação. Depois, arrependida, contou tudo ao inconsolável marido. Há risco de duelo em praça pública.

INDÚSTRIA
No topo


José Alencar vai receber o título de presidente emérito da Fiesp no dia 9 de novembro. É o segundo industrial a ganhar a comenda sem ocupar a presidência da entidade – a primazia coube a Antônio Ermírio de Moraes. Não será uma cerimônia formal. Tanto assim que Martinho da Vila, um dos cantores preferidos do vice- presidente, foi convidado para cantar na ocasião. A homenagem terá a presença de Lula, que pela segunda vez em 30 dias colocará os pés na federação.

NIEMEYER
Volta à labuta

Depois de duas cirurgias e quase um mês de internação, Oscar Niemeyer, 101 anos, retornou à prancheta. Pela primeira vez desde que deixou o hospital, o arquiteto foi ao escritório, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na tarde da da quartafeira 28, para uma reunião de trabalho com toda a sua equipe.

SEGURANÇA
Sem buracos

Nos próximos dias, o Comando da Aeronáutica divulgará a contratação de um novo sistema de controle do tráfego aéreo. Desenvolvido por uma empresa brasileira, o projeto batizado de Sagitarius amplia a cobertura atual, especialmente sobre a Região Amazônica, e adota equipamentos de última geração. Os detalhes estão sendo mantidos a sete chaves.

CADE
Com diploma

Com razão, leitores criticaram nota aqui publicada sobre a nomeação do professor da UFMG Ricardo Machado Ruiz para o Cade. O texto sugeria que, por nunca ter trabalhado no setor privado ou no governo, lhe faltaria a formação adequada. Bobagem. A área acadêmica sempre forneceu quadros qualificados a todos os setores. Não haveria de ser diferente em relação ao cobiçado conselho.

AVIAÇÃO
Nas nuvens

Para marcar seu primeiro aniversário e atazanar a concorrência, a Azul Linhas Aéreas prepara a estreia, no dia 15 de dezembro, de uma linha regular entre São Paulo (Campinas) e Florianópolis. Serão três voos diários, com passagem "em torno de R$ 60", segundo um diretor da companhia.

CARTÓRIOS
Batida geral

Formada por juízes, uma força-tarefa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa no dia 9 a percorrer o País para fazer valer a chamada Resolução 80, que manda exonerar titulares de cartórios não concursados. O primeiro Estado a passar pelo pente-fino será o Paraná. Acredita-se que ali atuem mais de 200 afortunados naquela

STF
Não


E por falar em Conselho Nacional de Justiça, a entidade recebeu um cartão vermelho do STF, na quinta-feira 29. Por seis votos a dois, o Supremo mandou o CNJ restringir suas determinações à esfera administrativa da Justiça, portanto, deixando de meter o bedelho na área judicial dos TJs. O caso que firmou jurisprudência foi relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello e envolveu um mandado de segurança impetrado na Bahia acerca de decisão sobre o pagamento de um precatório.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias