O Corpo de Bombeiros de Santo André, no ABC paulista, confirmou na tarde de hoje mais uma morte decorrente da forte chuva que atingiu a Grande São Paulo nesta madrugada. Segundo os bombeiros, um deslizamento de terra atingiu um barraco no Jardim Santo André, no município de mesmo nome, soterrando um homem de 47 anos. Ele estava sozinho na casa. O resgate do corpo da vítima durou cerca de nove horas. 

Pela manhã, um soterramento em Ribeirão Pires, na grande São Paulo, matou duas meninas, de 14 e 8 anos que estavam em uma casa no Jardim Santo Bertoldo.

Na cidade de Mauá, no Grande ABC paulista, uma mulher morreu durante a madrugada após um deslizamento. Uma casa na Chácara Maria Francisca foi atingida por um desmoronamento de terra que soterrou três pessoas, dois adultos e uma criança. Os bombeiros conseguiram retirar as vítimas, que foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Nardini, onde a mulher faleceu.

Na região do Grajaú, na zona sul, uma menina morreu após um deslizamento de terra. Ela foi uma das sete pessoas que foram soterradas quando uma casa caiu sobre a outra por volta das 3h15 de hoje. A garota chegou a ser levada para o Pronto-Socorro do Grajaú, mas não resistiu. Um outro desmoronamento atingiu uma casa no Jardim Oratório, atingindo uma criança de 3 anos, que foi resgatada com vida e levada para o Hospital Nardini. De acordo com os bombeiros, não havia mais ninguém na casa.

Também hoje, um aposentado de 75 anos morreu soterrado em um desabamento na Pompeia, zona oeste. A terra de um barranco próximo caiu com as águas da chuva e derrubou a casa da vítima.

Mais chuva

A chegada de uma nova frente fria em São Paulo provocou chuva volumosa e forte em praticamente toda a Grande São Paulo, segundo o instituto Climatempo. Hoje, devem ocorrer novas pancadas de chuva até o fim do dia, ganhando intensidade a partir da tarde. As nuvens carregadas que se formam sobre o interior paulista tendem a avançar para a Grande São Paulo trazendo mais água até segunda-feira.

A quantidade de chuva prevista para os próximos dias deve chegar a valores de 100 a 150 milímetros até o dia 25 de janeiro, segundo o Climatempo. Esse acumulado será distribuído de forma desigual. Amanhã, a chuva continua mas não deve ser tão intensa. Porém, deve se intensificar no sábado, quando a cidade de São Paulo poderá receber mais de 50 milímetros de chuva.

Leia mais:

São Paulo: o retrato do caos, sobre os danos da chuva na capital

– "Eles Não Deveriam Estar Aqui", sobre a tragédia em Angra dos Reis (RJ) causada pelas chuvas

"Devastados Pela Fúria Da Natureza", relato de sobreviventes e parentes das vítimas da Ilha Grande