A decisão do STF de libertar o banqueiro André Esteves, mantendo na cadeia Delcídio do Amaral, deixou o senador com gosto de sangue na boca. Ele achou que tinha dado um sinal geral quando contratou um advogado especializado em delação premiada. Agora, convenceu-se de que seus antigos aliados estão pagando para ver.

BOE-1-IE-3.jpg

História
Censura no samba

Concluído este mês, o relatório da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro revelou curiosidades nas violações a direitos humanos na ditadura militar: o Estado espionou o movimento negro e os bailes de soul. A censura alcançou ainda as escolas de samba, onde predominava a maioria negra. Quando o Salgueiro, em 1967, defendeu a “História da liberdade no Brasil”, o carnavalesco Fernando Pamplona foi chamado a explicar o enredo aos militares.

Automobilismo
Sonho de consumo

Agora que comprou a Lotus por R$ 360 milhões e volta a ter equipe na Fórmula 1, a Renault pensa em um piloto para os seus carros – confirmado só o venezuelano Pastor Maldonado. Steve Robertson, empresário do brasileiro Felipe Nasr, não faz muito tempo conversou em Mônaco com um emissário da montadora.

Dengue
Faz sentido

O plano do ministro Marcelo Castro, de distribuir pelo SUS repelentes para mulheres grávidas, para ajudar a prevenir picadas do mosquito Aedes aegypti, tem recebido críticas de médicos e sanitaristas. Com razão. Eles temem que a medida leve as pessoas a descuidarem de eliminar os criadouros. E vale lembrar, o repelente não mata o mosquito e não é 100% eficaz para evitar a picada.

Indústria
Desaquecendo

As vendas de medicamentos no Brasil terão alta na ordem de 10% este ano. Nada mal diante do péssimo desempenho de vários outros setores industriais. Os fabricantes foram salvos pelos bons resultados do primeiro semestre. No segundo não está fácil. Comparando novembro com outubro, os negócios encolheram 3%, já considerando os descontos dados pelas indústrias às farmácias. Em onze meses a receita do setor somou R$ 42,3 bilhões, de acordo com o instituto IMS Health.

EMPRESA-DR-REDDY-1.jpg

Agricultura
Cresce como capim

A inflação está pegando feio no meio rural. Os preços dos insumos subiram a tal ponto que já estão na casa dos dois dígitos. Os orçamentos de adubos e defensivos são fornecidos em alguns estados com validade de uma semana. Vencido o prazo, o jeito é sentar para negociar.

Montadoras
Briga acirrada

A Jeep vive a expectativa de quebrar com o Renegade, em dezembro, o recorde nacional de vendas de um SUV num único mês. A marca pertence ao Ford EcoSport, com 6.686 unidades comercializadas em dezembro de 2012. Ressalte-se que, naquela época, o mercado estava bem maior que o de hoje e só havia um concorrente para o Eco (o Renault Duster).

BOE-3-IE-5.jpg

STJ
Por debaixo da toga

O PT faz de tudo para emplacar dois novos ministros no Superior Tribunal de Justiça. José Eduardo Cardozo é um dos expoentes do partido que se mobiliza pela nomeação, para a 5ª Turma, de José Marcos Lunardelli, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ele ficou em terceiro lugar na lista tríplice definida pelo Plenário do STJ, encabeçada pelos também desembargadores federais João Batista Moreira (TRF da 1ª Região) e Joel Paciornik (TRF da 3ª Região). O escolhido será um dos julgadores da “Lava Jato”. A outra vaga (de desembargador estadual) tem na liderança Antônio Saldanha (RJ), seguido por Nelson Schaefer (SC) e José Vilela (MG). O governador Fernando Pimentel se mobiliza muito para ver o seu conterrâneo no STJ.

STF
Vitória de Moro

Quem conhece as entranhas do STF arrisca prever que o presidente Ricardo Lewandowski, no plantão do Judiciário, irá indeferir o habeas corpus para soltura de Marcelo Odebrecht. Ato contínuo enviaria o documento para o relator da Lava Jato na Corte, o ministro Teori Zavascki. O pleito de liberdade para o empresário foi negado na semana passada pelo STJ.

OEA
Crime na pauta

Assim que a Corte Interamericana de Direitos Humanos reabrir as portas em fevereiro de 2016, o nosso País estará no banco dos réus. O colegiado de sete juízes julgará o caso da Fazenda Brasil Verde, no Pará. Ali, nas décadas de 80 e 90 dezenas de trabalhadores foram flagrados em trabalhos forçados e endividados com o dono da propriedade, forma contemporânea de escravidão. Dois desapareceram e seus corpos nunca achados.

BOE-4-IE.jpg

Grãos
Mais embaixo

Associações de produtores de milho e soja da Região Sul consideram super estimadas as previsões do Ministério da Agricultura, em relação a safra 2015/2016 destes dois grãos. Os volumes podem em média ser 10% menores em função do excesso de chuva nos três estados. Em algumas cidades a produtividade por hectare será 50% mais baixa em relação à última safra.

BOE-5-IE.jpg

Literatura
Um e outro

Lançado em julho de 2015, o livro “Brizola”, do cientista político Clóvis Brigagão e o do advogado Trajano Ribeiro vai ganhar um segundo volume. A obra ampliada abrange o período que vai do seu primeiro governo no Estado do Rio até a morte do político, com uma comparação antagônica e curiosa entre Brizola e o ex-ministro Roberto Campos.

Aviação
Cadeia nacional

Graças ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica, a Embraer elevou para 66 mil os itens fornecidos pelas 70 empresas do cadastro nacional de fornecedores. O número foi atingido com a produção do protótipo do novo jato comercial E-2 e o avanço do cargueiro de transporte militar KC-390. Esse volume é três vezes maior do que registrado no início do programa, em 2010.

Cultura
Ponte aérea

Depois de receber muitos aplausos no Rio de Janeiro, a tradução e adaptação de “A Ilíada” estreará dia 7 de janeiro no Teatro Sesc Pompéia, em São Paulo. “Homero pode até não ter existido, mas é o maior correspondente de guerra de todos os tempos” diz o escritor e poeta Geraldo Carneiro, que trabalhou sobre a obra. No papel principal Bruce Gomlevsky, ganhador do Prêmio Shell em 2006, por outro monólogo, de duas horas sobre Renato Russo.

BOE-6-IE.jpg

Fotos: Divulgação; Rodrigo Lopes