A Rede Globo não quer mais ser apenas um canal de televisão. A emissora estreou um serviço online chamado Globo Play, que permite que seu conteúdo televisivo seja visto a qualquer hora de computadores, celulares e tablets. Na semana passada o canal, pela primeira vez, estreou uma novela via internet. O capítulo zero, como está sendo chamado, poderá ser visto pela nova plataforma e pelo site Gshow. “É uma tendência, não tem outra opção”, diz o consultor para a internet Marcelo D’Elia Branco. “Essa estratégia mostra que a Globo está apostando no modelo.”

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Marina Ruy Barbosa, no papel da protagonista da novela que teve pré-estreia na web

A mudança foi anunciada semanas depois de, pela primeira vez na história, uma novela das nove da Globo (“A Regra do Jogo”) perder na audiência para a Record (“Os Dez Mandamentos”). A emissora espera que a nova atração das sete, “Totalmente Demais”, que estreia na segunda-feira 9, tenha o começo promissor da antecessora “I Love Paraisópolis”. Para tanto, lançou o capítulo zero, contando histórias dos personagens principais que não serão mostradas no canal aberto. Mas ficarão disponíveis na web. A emissora espera que isso turbine o Ibope dos capítulos televisivos.

O Globo Play funciona por streaming – como o YouTube, recordista de público de vídeo no Brasil. O aplicativo divide os conteúdos entre exclusivos, para assinantes, e geral, aberta para todos, como os jornais. Os pagantes sempre terão acessos a conteúdos maiores, mas a grande meta é a recuperação da audiência e não formação de receita.

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A Globo não é a única a investir no streaming. Em junho, a Record havia disponibilizado plataforma parecida, com acesso 100% pago. Já o SBT lançou na semana passada um aplicativo on demand para smart TVs. O canal já abre sua programação no site oficial, no YouTube e em celulares. “O mercado de vídeos ainda tem grande potencial de crescimento no Brasil”, afirma Eduardo Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais da Globo.