Aviação
Dossiê da tragédia

A Aeronáutica vai divulgar, talvez na terça-feira 27, o relatório sobre o acidente com o Airbus da TAM que bateu contra um prédio da empresa, após derrapar na pista do Aeroporto de Congonhas, em 2007. Confirmará que um dos manetes em posição avançada (quando deveria estar recuado) causou a tragédia. O dossiê será divulgado na presença de familiares e representantes das empresas envolvidas na maior tragédia da aviação comercial brasileira (199 mortes).

PF
Tempo ruim

Já se respirou um ar melhor na Polícia Federal. Delegados têm reclamado das muitas trocas de superintendentes regionais, além das constantes viagens do diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa – a última foi entre os dias 9 e 17 para Cingapura e Dubai. Peritos bombardeiam a proposta de lei orgânica do órgão, que julgam prejudicial à categoria. E os agentes, por sua vez, chiam de pedidos não atendidos pela cúpula. Em ano pré-eleitoral, isso não é bom.

Vigilância Sanitária 1
Jornada própria

Um boletim de serviço da Anvisa acaba de fixar o expediente dos funcionários do órgão. Mesmo em portos, aeroportos e fronteiras eles deverão trabalhar das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ponto final. Será instrutivo acompanhar como aviões, navios e caminhões, vindos de todo o mundo com cargas a serem inspecionadas, se subordinarão ao relógio burocrático da fiscalização.

Cultura
Língua solta

Juca Chaves fará grande show em Brasília, em novembro, para marcar meio século de carreira. “Na verdade, são 52 anos, mas o Roberto Carlos festejou 50 de estrada com apenas 40 e eu me animei”, provoca. Para anunciar o evento, Juca percorreu gabinetes da capital e reencontrou “antigos vizinhos”. Um deles foi o vice-presidente José Alencar. “Foi um papo ótimo. Ele adora piadas sobre o Lula”.

Judiciário
Ao pé do ouvido

Relator no STF da ação em que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil pede a intervenção federal no Pará, o ministro Gilmar Mendes reuniu-se com a governadora Ana Carepa, a sós, na Base Aérea de Belém, na quarta-feira 28. Ela se defendeu da acusação de que o Executivo não se esforça para cumprir ordens judiciais de reintegração de posse no campo. O ministro quer levar voto ao plenário até dezembro.

Vigilância Sanitária 2
Acabou

Em outro ato, a Anvisa extingue o curso de especialização em vigilância sanitária feito por seus servidores na Fiocruz. Nas aulas, ensina-se como analisar processos para registro de medicamentos, atividade que envolve grandes interesses dos laboratórios.

Telecomunicações
Inconfidências

Quem ligou na quinta-feira 22 para o celular do presidente da OAB, Cezar Britto, acessou os recados deixados na caixa postal do aparelho. O mesmo ocorria com o telefone móvel do tesoureiro da ordem, Ophir Cavalcanti Jr. Clientes da TIM, ambos só souberam do problema depois de alertados por amigos.

Militares
É legal

Depois do STF, do STJ e do CNJ, agora foi o Superior Tribunal Militar que reconheceu o direito de os servidores da Justiça Militar incluírem, no plano de saúde, companheiro de união homoafetiva. A ministra Elizabeth Guimarães Rocha destacou em seu voto que o respeito à diferença e a inclusão do outro são fundamentais para que a igualdade se consolide. “As condições são as mesmas para as uniões heterossexuais, como a intenção de constituir família, a monogamia e um projeto de vida em comum.”

Artes
Pena

Um dos mais importantes eventos das artes plásticas do País, o Salão da Bahia teve seu fim decretado esta semana. Durante 15 anos foi a porta de entrada de centenas de artistas brasileiros no mercado nacional e internacional. O colecionador Gilberto Chateaubriand, que presidiu o júri de 13 edições, ficou desolado. “Faltou sensibilidade e amor à arte por parte do governo da Bahia.”

Internet
Na rede

Afastada do cargo em meio a uma polêmica com a Casa Civil, em julho, Lina Maria Vieira ainda é a secretária da Receita Federal. Pelo menos na relação de integrantes do Conselho Nacional de Política Fazendária inserida no site do Ministério da Fazenda. Se não foi esquecimento, talvez uma homenagem eletrônica à primeira mulher que comandou o Fisco no Brasil.

Ciência e Tecnologia
Termômetro da Terra

Lugar do planeta mais sensível às mudanças ambientais, a Antártica recebeu um mimo dos políticos brasileiros. A Frente Parlamentar no Congresso que acompanha as pesquisas de nossos cientistas no continente decidiu fazer emenda no Orçamento da União para 2010, destinando R$ 15 milhões para investimentos na Estação Comandante Ferraz.

Mercosul
Queda de braço

Está prevista para quinta-feira 29 a decisão do Senado sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul. Na oposição e no governo, os ânimos estão à flor da pele. Do arsenal que bombardeará a ideia fará parte até o presidente da Confederação das Associações Israelitas daquele país, David Bittan, que vem apimentar o debate com denúncias de perseguições aos judeus pelo governo Chávez.

Segurança Pública
Mais rigor

A derrubada de um helicóptero da PM do Rio de Janeiro vai mexer no Estatuto do Desarmamento. Em Brasília, a Câmara pretende aumentar de seis para oito anos a pena máxima por posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito das forças de segurança. O projeto do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) colheu em poucos dias apoio em todas as bancadas.

Esportes
Sem dono

O COB tentou na Justiça do Rio a condenação dos Supermercados Guanabara, por conta da campanha publicitária “Olimpíadas Premiadas”, lançada em 2008. As peças eram estreladas pelos irmãos Daniele e Diego Hypólito. Este mês, a 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça admitiu que a lei de proteção aos símbolos olímpicos tem que ser respeitada, mas a palavra (olimpíadas) em si não tem dono.

Agricultura
Goela larga

Um estudo da Embrapa calcula o ágio que a cadeia de atravessadores impõe a produtos agrícolas de largo consumo no País. Da saca de 60 kg à xícara nos restaurantes de São Paulo, por exemplo, o preço do cafezinho sobe nada menos que 12.000%. Na laranja, entre a caixa de 44 kg e o copo de suco nos bares e nas lanchonetes, o salto chega a 8.000%.